Escrito en
POLÍTICA
el
A Bancada do PT na Câmara Federal protocolou nesta sexta-feira (17) uma representação no Tribunal de Contas da União (TCU), na qual solicita a instauração de auditoria com o objetivo de apurar os gastos e circunstâncias da visita de Jair Bolsonaro a Dallas, nos Estados Unidos.
A representação é assinada pelo líder da Bancada, Paulo Pimenta (RS), e pelo deputado Zeca Dirceu (PT-PR).
Os deputados ressaltam a situação orçamentária e financeira difícil do Brasil, o que não justificaria “gastos astronômicos” com a viagem de Bolsonaro e seus ministros, além da comitiva de apoio.
Pimenta e Dirceu exigem ressarcimento integral dos recursos utilizados na viagem que, “ao fim e ao cabo”, foi eminentemente turística.
De acordo com a representação, Bolsonaro e seus ministros, ao “fazerem uso de maneira irregular e imoral de bens e recursos públicos, transmitem a ideia de que todos os brasileiros podem fazer a mesma coisa, numa clara manifestação de desprezo pelas regras mínimas de valorização da coisa pública”.
Vergonha
Pimenta e Dirceu ressaltam que a viagem foi repudiada por diferentes autoridades norte-americanas, assim como a suposta agenda do presidente, “expressamente e vergonhosamente” desmentida por supostos interlocutores.
Os dois deputados apontam o cometimento de possíveis irregularidades administrativas não só de Bolsonaro como também dos ministros que o acompanharam: Paulo Guredes (Economia), Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Bento Albuquerque (Minas e Energia), Santos Cruz (Secretaria de Governo) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional).
Vejam aqui a íntegra da representação
Com informações de PT na Câmara