Parlamentares reagem após nova ameaça de Bolsonaro: "Democracia é uma conquista de todos"

Em evento no Rio de Janeiro o presidente Jair Bolsonaro afirmou que democracia só existe se as Forças Armadas “assim o quiserem”

Gleisi Hoffmann (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)
Escrito en POLÍTICA el
Apesar da pouca movimentação em Brasília em virtude do feriado prolongado de Carnaval, congressistas reagiram, por meio de publicações em suas redes sociais, à fala do presidente Jair Bolsonaro (PSL) de que democracia só existe se as Forças Armadas “assim o quiserem”. "A Democracia foi conquistada pela sociedade brasileira. Não é objeto de tutela ou permissão. Terá muita luta pra defendê-la", afirmou a presidente do PT Gleisi Hoffmann. Para o deputado Orlando Silva, líder do PCdoB na Câmara, a democracia é uma conquista de toda a sociedade brasileira e resulta de uma história complexa e cheia de sacrifícios. "E não é concessão. O presidente da República deveria ser mais cuidadoso quando fala sobre temas-chave da vida nacional. A democracia brasileira precisa ser cultivada", pontuou. Líder da Oposição no Senado, Ranfolfe Rodrigues (Rede-AP) também criticou a fala do presidente. "Os equívocos de raciocínio na cabeça de Jair Bolsonaro são tantos que ele confunde o que chama de valores familiares com liberdade e democracia. Presidente, a democracia é soberana! As Forças Armadas têm o dever constitucional de defender a democracia", destacou.
https://twitter.com/gleisi/status/1103674501466914817 https://twitter.com/orlandosilva/status/1103737774639861762 https://twitter.com/randolfeap/status/1103737634625589251