Escrito en
POLÍTICA
el
De acordo com informações do Painel, da Folha, deste sábado (30), entidades da sociedade civil se uniram em um manifesto de desagravo ao STF. A razão é a descrença numa mudança de atitude de Jair Bolsonaro e de parte de seus apoiadores.
O documento é assinado pela CNBB, OAB, UNE, CNI e grandes centrais sindicais. O texto diz que países que admitiram retrocessos “começaram suas fatídicas trajetórias atacando o Judiciário de forma desleal e falsa”.
O manifesto, ainda de acordo com a coluna, será lançado na quarta (3). Haverá sessão solene no Supremo. Representantes dessas entidades e políticos irão até a corte.
O texto afirma que “a Suprema Corte é insubstituível e é dever de todos a sua defesa, pois, sem ela, nenhum cidadão está protegido”. Além disso, condena “ataques autoritários e truculentos contra o guardião da Constituição” e “discursos que pregam o ódio e a violência”.
Por sua vez, movimentos identificados com a direita convocam atos contra o STF para o fim da mesma semana em que o documento será lançado. Há apelo pelo impeachment de ministros e pela “proteção à Lava Jato”.