Escrito en
POLÍTICA
el
O PT divulgou, na tarde desta segunda-feira (11), uma nota de repúdio ao comportamento de Jair Bolsonaro, que publicou um áudio atribuído à jornalista Constança Rezende, do jornal O Estado de S. Paulo, onde afirma que ela “diz querer arruinar a vida de Flávio Bolsonaro e buscar o impeachment do presidente” e ataca a imprensa.
Entretanto, na gravação, Constança fala sobre as denúncias do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) respeito da movimentação atípica de R$ 1,2 milhão nas contas de Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro. Na conversa, em inglês, a repórter avalia que “o caso pode comprometer” e “está arruinando Bolsonaro”. Em nenhum momento declara que seria sua intenção arruinar o governo.
Íntegra da nota do PT:
Em virtude dos ataques que Jair Bolsonaro (PSL) vem promovendo desde as eleições 2018 aos veículos de comunicação e jornalistas do país, o Partido dos Trabalhadores reafirma seu compromisso com a liberdade de imprensa e reafirma que vai atuar frontalmente para combater os abusos contra a democracia promovidos pelo atual governo seus aliados.
O PT entende que a liberdade de expressão e de pensamento é uma das principais conquistas do povo brasileiro e exige de todos nós máxima proteção. A história do PT confirma o compromisso com esse princípio, assegurado pela Constituição Federal e fundante do Estado Democrático de Direito.
Porém, o que temos visto é um ataque frontal a todos os direitos, a todos os princípios básicos constitucionais promovidos diretamente por aquele que ocupa o cargo mais importante do país e que atua sem qualquer responsabilidade cívica ou legal. Agora, Bolsonaro usa de uma fake news – abastecida por veículos “ligados” à sua militância – para atacar a jornalista Constança Rezende. Para além de divulgar uma mentira, o atual presidente do Brasil faz de suas redes sociais um mecanismo de perseguição covarde. Mais do que a divulgação de falsas notícias – estratégia da extrema direita da qual ele e seu clã fazem parte – Bolsonaro passa a se tornar também responsável pelo que a jornalista venha a sofrer.
É de extrema importância que esse caso não se torne mais um e que as instituições responsáveis deem a devida investigação a esses casos.
Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do PT
Carlos Árabe, secretário Nacional de Comunicação do PT
Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.