Escrito en
POLÍTICA
el
O ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), foi preso no fim da noite desta quinta-feira (19) ao desembarcar no aeroporto de Natal, no Rio Grande do Norte, quando retornava de uma viagem à Europa.
Ao desembarcar no terminal internacional de Natal, Coutinho já era aguardado por policiais federais, que o acompanharam até a sede da PF em João Pessoa.
Coutinho é investigado na Operação Calvário, sobre supostos desvios de verbas públicas na área da saúde que teriam ocorrido na Paraíba. Participam das investigações o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) do Ministério Público estadual, o Ministério Público Federal e a Controladoria-Geral da União.
Segundo as suspeitas dos órgãos, R$ 134 milhões teriam sido desviados e, destes, R$ 120 milhões destinados a autoridades públicas a campanhas políticas nas eleições de 2010, 2014 e 2018.
A defesa do ex-governador já entrou com pedido de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas ainda não houve decisão. O ex-governador deve passar por uma audiência de custódia ainda nesta sexta-feira (20), em que será decidido se ele seguirá preso ou se responderá o processo em liberdade.