Escrito en
POLÍTICA
el
O escritor Laurentino Gomes foi o entrevistado do 'Roda Viva', da TV Cultura, na edição que foi ao ar nesta segunda-feira (25) e, ao comentar sobre seu novo livro, 'Escravidão', refutou o argumento que diz que os escravos que chegaram ao Brasil trazidos por Portugal foram responsáveis pela própria condição e criticou diretamente o presidente Jair Bolsonaro.
"A escravidão sempre existiu. Onde houve ser humano, houve escravidão. Isso é um fato histórico. O problema é usar esse fato histórico como um argumento racista hoje para dizer que os escravos foram responsáveis pela própria escravidão, que os africanos foram responsáveis pela própria escravidão. Isso quer dizer o seguinte: eles são responsáveis pelo que aconteceu e eu branco cheiroso, poderoso e bem educado não tenho nada a ver com isso", criticou.
Não é sócio Fórum? Quer ganhar 3 livros? Então clica aqui.
Em crítica direcionada ao presidente Jair Bolsonaro, Gomes ainda criticou quem usa esse argumento distorcido para frear políticas de combate ao racismo. "[O problema] é o uso desse argumento hoje para especialmente combater políticas públicas destinadas a enfrentar o legado da escravidão. [...] É de uma desumanidade, de uma falta de bom senso, de uma falta de compaixão com relação à história que me choca, vindo de um presidente da República", afirmou.
Compuseram a bancada do 'Roda Viva' a jornalista Yasmin Santos, repórter da Revista Piauí; Rinaldo Gama, editor sênior da Veja; Tiago Rogero, repórter de O Globo; Maria Fernanda Rodrigues, repórter do Estadão; Marcos Augusto Gonçalves, editorialista da Folha; além da apresentadora Daniela Lima.
Assista à fala de Laurentino Gomes:
https://twitter.com/rodaviva/status/1199139093478871040