Escrito en
POLÍTICA
el
O óleo que contamina o litoral do Nordeste há dois meses começou a se aproximar da Região de Abrolhos, na Bahia, área de maior biodiversidade do Atlântico Sul. É lá que está o parque nacional marinho que é berçário de espécies como a baleia jubarte e corais raríssimos, muito sensíveis ao material tóxico que vem contaminando as praias.
Pescadores e demais voluntários recolheram, desde o último domingo, de acordo com matéria do Globo, cerca de 200 quilos do produto nas águas da fronteira norte da região, próxima ao município de Canavieiras, que abriga uma reserva extrativista com 100 mil hectares e cerca de 2.600 famílias distribuídas em oito comunidades.
Na segunda-feira (28), uma grande mancha de óleo de 80 quilos foi retirada da água, próxima à costa, pelos pescadores, usando redes.
Todas as praias da região apresentam pelotas. Outros relatos recebidos pelo GLOBO dão conta de pequenas manchas identificadas nos municípios de Belmonte e de Santa Cruz Cabrália, a cerca de 20 quilômetros de Porto Seguro.
A reserva de Canavieiras, criada em 2006, fica a cerca de 160 quilômetros do Parque de Abrolhos, que ainda não foi atingido. A chegada à região de Abrolhos, que se estende até o litoral Norte do Espírito Santo, no entanto, preocupa pesquisadores e moradores da região.