Em vídeo de 2017 ao lado de Flávio, Bolsonaro critica Fux e pede fim do foro privilegiado

Em ao menos seis ocasiões diferentes a família Bolsonaro atacou o foro privilegiado, benefício que Flávio Bolsonaro usou como argumento para pedir ao STF a suspensão das investigações do caso Queiroz no MP

Flávio e Jair Bolsonaro (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)Créditos: Presidência da República
Escrito en POLÍTICA el
*Com Carta Capital  Após a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, que suspendeu as investigações do Ministério Público do Rio de Janeiro que envolvem o ex-assessor de Flávio Bolsonaro, Fabrício Queiroz, voltaram a circular nas redes sociais vídeos, postagens e entrevistas em que o senador eleito, bem como seus irmãos e seu pai, o presidente Jair Bolsonaro, criticam o foro especial, também chamado de foro privilegiado. O benefício faz com que deputados federais, governadores, senadores e presidentes da República sejam investigados apenas pelo STF se os crimes cometidos ocorrem no exercício do mandato. Leia também Decisão de Fux sobre caso Queiroz contraria direito constitucional, avalia jurista O resgate das declarações da família Bolsonaro contra o foro se deu pelo fato de a liminar de Fux ter atendido a um pedido do próprio Flávio Bolsonaro, que requiriu o benefício ao Supremo para que a investigação contra seu ex-assessor, que o envolve, seja suspensa e passe a tramitar no Supremo. O mais curioso é que, até o pedido ser feito, Flávio Bolsonaro alegava que sequer era investigado. O primeiro vídeo a vir à tona após a decisão de Fux é um gravado em 2017 em que Jair Bolsonaro aparece ao lado de Flávio criticando os parlamentares que se reelegem apenas para garantir o foro privilegiado e ainda disparando contra o ministro o próprio ministro Luiz Fux, autor da decisão de hoje que, para o então deputado federal, estava "a serviço do PT". A revista Carta Capital foi além e compilou outras ocasiões em que a família Bolsonaro criticou o benefício. Confira. 1 - “Eu não quero essa porcaria de privilégio” Em março do ano passado e com o filho do lado, Jair Bolsonaro gravou um vídeo criticando o foro privilegiado. Citando processos contra ele no STF, sugeriu abrir mão do benefício. “Não quero essa porcaria de foro privilegiado”.
2 - “Sou pelo fim do foro privilegiado”
Há dois anos, Eduardo Bolsonaro advogava pelo fim do benefício judicial aos parlamentares. 3 - Para Lula, "manobra" Quando se ventilou a possibilidade de estender o foro especial a ex-presidentes da República, o senador considerou que “cheirava golpe”. 4 - Palmas para o fim do foro… de Geraldo Alckmin Quando o tucano deixou o governo do estado de São Paulo, no ano passado, Eduardo Bolsonaro comemorou a notícia de que os processos envolvendo o nome dele seriam remetidos à 1ª instância. Com emoji de aplausos e tudo. 5 - “Maia quer ser eleito exclusivamente para continuar com foro privilegiado” Em resposta a um internauta que criticava a Rodrigo Maia, o ‘pitbull’ de Bolsonaro detonou o presidente da Câmara por buscar a reeleição ‘exclusivamente’ para manter o foro privilegiado. Menos de um ano depois, o partido do pai apoia Maia na recondução à mesa. 6 - “Eu sou favorável sim ao fim do foro privilegiado…” A opinião de Bolsonaro em relação ao foro flutua ao sabor dos acontecimentos. Nessa entrevista de 2018, Ele diz ser a favor de acabar com o benefício, desde que isso não significasse o fim da prisão em segunda instância. Então deputado, ele argumentava que a medida contribuiria para a impunidade de políticos.