Escrito en
POLÍTICA
el
Rogério Chequer, candidato do Novo ao governo de São Paulo, tem como referência em seu programa de governo uma série da Netflix. Logo na primeira página do documento, divulgado em seu site oficial, o líder do 'Vem pra Rua' cita 'O Mecanismo', de José Padilha.
O programa de governo é aberto da seguinte forma: "Os três poderes,estruturas e cargos governamentais da elite do funcionalismo público são utilizados como moeda de troca para apoio político e eleitoral. É um esquema muito parecido com o que foi mostrado na série de TV O MECANISMO, de Elena Soarez e José Padilha.O Estado, sob esse esquema, se tornou grande, caro, ineficiente e corrupto".
A série em questão, lançada no ano passado, foi alvo de inúmeras críticas por utilizar da "ficção" para atacar o ex-presidente Lula, Dilma Rousseff e o PT. Para se ter uma ideia, na trama é reproduzida a célebre conversa do senador Romero Jucá (MDB-RR) sobre "estancar a sangria" e o "grande acordo nacional", em referência a uma manobra para derrubar Dilma evitar que as investigações da Lava Jato o atingisse, mas com um detalhe: o diretor José Padilha trocou Jucá pelo personagem que interpreta Lula.
"O cineasta faz ficção ao tratar da história do país, mas sem avisar a opinião pública. Declara basear-se em fatos reais e com isso tenta dissimular o que está fazendo, ao inventar passagens e distorcer os fatos reais da história para emoldurar a realidade à sua maneira e ao seu bel prazer", escreveu a ex-presidenta Dilma, em um artigo, poucos dias após o lançamento da série.
Ajude a financiar a cobertura da Fórum nas eleições 2018. Clique aqui e saiba mais.