Escrito en
POLÍTICA
el
O ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) lidera a pesquisa de intenção de votos para o governo do Rio de Janeiro ao lado do senador Romário (Podemos), segundo pesquisa do Datafolha divulgada nesta quarta-feira (22). Paes tem 18% das intenções e o ex-jogador tem 16%.
Já o ex-governador Anthony Garotinho (PRP) aparece com 12%. Isso deixa o ex-radialista tecnicamente empatado com o Romário e, no limite da margem de erro, com Paes. A pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais e entrevistou 1.322 eleitores entre segunda (20) e terça (21).
Os outros candidatos aparecem embolados num segundo bloco. Com 5% das intenções de voto estão Índio da Costa (PSD) e Tarcísio Motta (PSOL). Pedro Fernandes (PDT) tem 3%, seguido de Marcelo Trindade (Novo), Márcia Tiburi (PT), ambos com 2%, e Dayse Oliveira (PSTU), Wilson Witzel (PSC), André Monteiro (PRTB) e Luiz Eugênio (PCO), com 1%.
Contudo, a opção mais escolhida na pesquisa estimulada, contudo, foi a opção para anular ou deixar o voto em branco. Cerca de 26% dos eleitores afirmou que não pretende optar por nenhum dos candidatos. Garotinho tem a maior rejeição: 45%. Já Paes é recusado por 32% dos entrevistados, seguido por Romário (23%).
O apoio de Temer e Pezão se mostra nocivo: 87% e 86% não votariam num candidato apoiados pelos emedebistas, respectivamente. Apenas 3% escolheriam o nome indicado por eles, enquanto 8% e 9% talvez optassem por seus indicados.