Escrito en
POLÍTICA
el
O Policial Federal aposentado Newton Ishii, conhecido como Japonês da Federal, se filiou ao PEN-Patriotas e vai assumir a presidência do partido no Paraná. Ishii foi condenado em 2009 por corrupção e descaminho, ao facilitar a entrada no Brasil de produtos contrabandeados do Paraguai.
“Tenho que fazer alguma coisa pelo país. Não é porque eu aposentei que tenho que ficar parado. Escolhi esse partido e vi que eles têm compromisso com combate à corrupção, não tem ninguém investigado. Não vou concorrer a cargo público. Posso contribuir de outras maneiras. Como presidente estadual, posso escolher candidatos. Tem esse poder na mão”, explicou Ishii, que já foi condenado por facilitação de contrabando e chegou a ficar detido por quatro meses, em 2003.
Há quem defenda no PEN a viabilidade de uma candidatura política para o agente aposentado nas eleições de outubro, sob a bandeira da honestidade na política, mas ainda não tem qualquer confirmação. O policial nega.
O PEN/Patriotas foi autor de uma ação no STF pedindo que réus só fossem para a prisão depois que se encerrassem todas as possibilidades de recursos judiciais.
Ao perceber que a liminar proposta poderia favorecer o ex-presidente Lula, o presidente do partido, Adilson Barroso, destituiu o advogado Kakay e pediu a anulação da ação.
“Fizemos isso porque o povo está pedindo. Não podemos favorecer o Lula. O nosso partido é de direita. Como não tenho o dom da futurologia, não sabia que essa ação serviria para beneficiar o PT”, disse Adilson.