Escrito en
POLÍTICA
el
Por Rio Grande do Sul 247
No primeiro dia da caravana pela região Sul do País, o ex-presidente Lula defendeu o direito de se candidatar à presidência da República. Lula visitou a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e discursou para centenas de militantes e apoiadores em Bagé, no extremo Sul.
"Nós queremos democracia. E democracia pressupõe eleição. E se eles estão preocupados com o fato de eu ser candidato, eles podem saber que vamos ganhar", disse Lula.
"Nunca esqueço aquele 27 de julho de 2005, quando viemos inaugurar essa universidade com mais de 40 mil pessoas na rua. E a direita fascista deveria ter vindo protestar quando criei a Unipampa, porque a elite nunca quis que o pobre tivesse acesso à universidade”, afirmou o ex-presidente. O Ministério Público chegou a questionar a visita de Lula à universidade criada por ele.
"Se tem alguém que não gosta de mim aqui, vai me estimular a voltar muitas vezes. Se existe alguém que aprendeu a respeitar os outros fomos nós do PT, toda vez que perdemos uma eleição e soubemos aceitar o resultado", ressaltou o ex-presidente. "Eu vou visitar 26 cidades até Curitiba pra mostrar que nós queremos e sabemos cuidar desse país". Lula também foi recebido hoje pela administração da Unipampa, que o presenteou com uma placa de agradecimento pela fundação da primeira federal da região.
A caravana #LulapeloSul segue agora para Santana do Livramento (RS), onde o ex-presidente se encontrará com Pepe Mujica para uma conversa pública sobre política, vida e integração regional.