Escrito en
POLÍTICA
el
STF prende em segunda instância. Fux diz que vai cumprir à risca a lei Ficha Limpa. Só as ruas agora parecem poder sensibilizar autoridades dentro e fora do Brasil
Da Redação*
O ministro Alexandre de Moraes do STF (Supremo Tribunal Federal) usou a sessão da 1ª Turma da tarde desta terça-feira (6) para se manifestar favoravelmente à execução de penas após condenação em 2ª Instância.
A Turma rejeitou por maioria os argumentos e determinou o imediato cumprimento da pena do deputado João Rodrigues (PSD-SC). O estágio jurídico em que se encontra o deputado é semelhante ao de Lula.
Por outro lado, em discurso de posse no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) também nesta terça-feira, o ministro Luiz Fux afirmou que a Lei da Ficha Limpa será um dos pilares de atuação do Tribunal neste ano. Em outras palavras, o recém empossado presidente deixou claro que a candidatura Lula não passa por ele.
Fux disse que o TSE será irredutível na aplicação da norma, que determina a inelegibilidade de candidatos condenados por órgão colegiado (tribunais). É esta lei que deverá inviabilizar o ex-presidente Lula nas eleições.
“De sorte que os órgãos eleitorais, na qualidade de fiscais da moral procedimental do pleito, devem rejeitar toda e qualquer postulação em desconformidade com o espírito de civismo trazido pela Lei da Ficha Limpa; vale dizer: ‘Ficha suja está fora do jogo democrático”, declarou.
Por um lado e por outro, vão se exaurindo os recursos do ex-presidente, tanto com relação à sua prisão quanto à sua candidatura. O limite está bem próximo e, ao que tudo indica, o último recurso são as ruas. Só uma manifestação sem precedentes parece poder provocar alguma reação tanto dentro quanto fora do Brasil. A conferir.
*Com informações do Poder 360
Foto: Ricardo Stuckert