Escrito en
POLÍTICA
el
O material das aulas da disciplina "O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil" (Graduação em Ciência Política da UnB, professor Luis Felipe Miguel), que o ministro da Educação, Mendonça Filho, promete impedir está à disposição de todos. Acesse aqui.
A disciplina pretende analisar a "ruptura democrática" com o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, a "agenda de retrocessos" imposta pelo governo Temer e ainda discutirá elementos como a Lava Jato e a ascensão do "parafascismo" no país.
O ministro da Educação informou que vai acionar diversos órgãos de controle para tentar impedir que seja ministrada a disciplina. O professor da UNB, Luis Felipe Miguel, emitiu nota dizendo que, "trata-se de uma disciplina corriqueira, de interpelação da realidade à luz do conhecimento produzido nas ciências sociais, que não merece o estardalhaço artificialmente criado sobre ela".
Sobre a tentativa do governo de impedir a disciplina, a ex-presidenta Dilma Roussef disse que "Impedir que se chame os fatos e acontecimentos pelo nome é reação típica dos regimes de exceção (...) É evidente o aprofundamento da censura".
Ação movida por ex-reitor da UnB, deputados e advogados acusa o ministro da Educação de violar a liberdade de cátedra e autonomia universitária, ao se manifestar contra curso ministrado na UnB sobre golpe.