Escrito en
POLÍTICA
el
Por Wilson Ramos Filho (*)
Depois de 13 anos de um governo de centro-esquerda o Brasil sofreu um Golpe de Estado. Em pouco mais de dois anos os golpistas desconstruíram as políticas públicas do período anterior e pelo voto popular foi eleito um governo de Direita nas eleições de 2018.
O país não sabe o que esperar. Ou melhor, cada grupo espera algo, não necessariamente o mesmo. Na campanha eleitoral os eleitos não se comprometeram com um programa de governo detalhado. De toda sorte, pesquisas de opinião. De toda sorte, pesquisas de opinião demonstram que três em cada quatro brasileiros têm uma expectativa positiva, consideram que suas vidas irão melhorar.[1]
Nos círculos intelectuais estabeleceu-se o debate sobre eventual caráter fascista do próximo governo. No presente artigo será discutida esta questão, com o alerta prévio de que as ideias aqui lançadas foram redigidas ainda antes do início do governo, ou seja, com base apenas nas informações disponíveis na imprensa, considerando-se a composição do futuro ministério.
Fórum precisa ter um jornalista em Brasília em 2019. Será que você pode nos ajudar nisso? Clique aqui e saiba mais
Estrutura-se em quatro partes. Na primeira procurar-se-á esclarecer o conceito de fascismo adotado. A seguir, serão analisados os componentes da correlação de forças hegemônica na constituição do governo. Os elementos para uma resposta coerente à questão colocada serão apresentados na sequência, como subsídio para as considerações finais.
- Fascismo
- O antimarxismo;
- A crítica ao status quo;
- A mobilização das massas, principalmente da juventude;
- A identificação com um líder carismático, com um caudilho;
- A formação de falanges ou milícias ligadas ao Partido;
- A crítica ao liberalismo, com a defesa do capitalismo;
- Coincidência da doutrina fascista com a do cristianismo;
- O objetivo do totalitarismo;
- A ideia de nação, como princípio unificador.
- As articulações da Direita no Brasil contemporâneo.
- Teremos um governo fascista?
- Considerações finais.
- Bibliografia