Escrito en
POLÍTICA
el
"Brasil acima de tudo. Deus acima de todos". O slogan de campanha de Jair Bolsonaro (PSL), que também é o nome de sua coligação, é repetido diariamente pelo próprio candidato, seus apoiadores, e estampa bandeiras, camisetas e memes nas redes sociais. O que muita gente não sabe é que a frase em questão tem inspiração direta em um slogan nazista.
Na Alemanha de Hitler, um dos bordões mais repetidos era o "Deutschland über alles" que, em português, significa "Alemanha acima de tudo". O trecho, inclusive, fazia parte do hino nacional alemão, mas foi suprimido ao final da Segunda Guerra Mundial.
Não é mera coincidência. As ligações de Bolsonaro com vão muito além. O ódio aos "comunistas", aos homossexuais, o discurso de combate à corrupção e o ímpeto por "reunificar o país" foram uma das principais características de Hitler. E não para por aí: a máquina de fake news de apoiadores do militar da reserva muito se assemelha às estratégias de divulgação e repetição de mentiras na época do nazismo.
Como se não bastasse, grupos neonazistas brasileiros já fizeram manifestações de apoio a Bolsonaro e o capitão da reserva, inclusive, chegou a mandar uma carta de solidariedade para um desses grupos.
Em entrevista à Fórum, a antropóloga social e especialista em neonazismo, Adriana Dias, explicou como o candidato do PSL fomenta a atuação de grupos de extrema-direita no Brasil e quais suas ligações com o nazismo.
Assista.