DataPoder360 dá resultado diferente do Datafolha: Bolsonaro 30% e Haddad, 25%

As empresas utilizam métodos diferentes; enquanto o Datafolha usa entrevistadores nas ruas, o DataPoder opta pelo levantamento realizado por telefone

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[caption id="attachment_141574" align="alignnone" width="700"] Foto: Ricardo Stuckert[/caption] Além da pesquisa Datafolha, foi divulgado nesta quinta-feira (4) outro levantamento: do DataPoder360. Os resultados foram bem diferentes. Pelo DataPoder, Jair Bolsonaro (PSL) lidera com 30% das intenções de voto. No entanto, Fernando Haddad (PT), em segundo, aparece com 25%, o que mostra uma diferença bem menor entre ambos, pois o Datafolha aponta 35% a 22%. Ciro surge em terceiro, com 15%. Ambas empresas realizam pesquisas utilizando métodos diferentes. O Datafolha usa o ponto de fluxo. Por esta metodologia, os entrevistadores se colocam em pontos públicos de maior fluxo de pessoas nas cidades determinadas e selecionam os entrevistados. Isso pode provocar acúmulo de pessoas em torno dos entrevistadores. Essa situação pode ocasionar mudanças nas escolhas, até mesmo por vergonha dos outros. O DataPoder360 realiza entrevistas por telefone - ligações para números celulares e fixos. Cada número de telefone é associado a um CEP, e o código postal de registro dá a localização do proprietário do telefone. É a partir desse dado que se faz o cruzamento para a estratificação do entrevistado, com base nas informações que ele também fornece na entrevista. O pesquisado usa as teclas para determinar suas escolhas. Assim, sente-se potencialmente mais protegido e menos vulnerável à influência de outras pessoas. Os dados foram divulgados pelo jornalista Luis Costa Pinto no Facebook. [caption id="attachment_141572" align="alignnone" width="350"] Foto: Reprodução[/caption]