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Nos primeiros três meses de seu mandato, Doria virou um fenômeno no Facebook mas, depois de abril, sua popularidade teve uma queda vertiginosa
Da Redação*
Segundo estudo da Socialbakers para a consultoria Ads, o volume de interações no Facebook (que incluem curtidas e outras reações, comentários e compartilhamentos) do prefeito de São Paulo, João Doria, despencaram 90% antes da metade do ano.
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Nos primeiros três meses do seu mandato, Doria virou um fenômeno do Facebook mas, depois de abril, sua popularidade teve uma queda vertiginosa.
O perfil do tucano no Facebook teve quase 8 milhões de interações em cada um dos três primeiros meses de 2017, quando ele começou a postar vídeos divulgando suas ações à frente do comando da cidade.
Depois do mês de abril, no entanto, o fenômeno começou a derreter, e em novembro as interações não chegaram a um milhão.
O levantamento ainda inclui vários possíveis pré-candidatos às eleições presidenciais do ano que vem:
Interações dos presidenciáveis nas redes sociais (Socialbakers/Ads/Divulgação)
Conforme mostra o gráfico, o volume das interações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi parecido com o das de Doria em novembro; a popularidade de Lula nas redes, no entanto, é instável, e atinge alguns picos ao longo do ano.
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Já o deputado Jair Bolsonaro, que deve sair candidato pelo PEN (futuro Patriotas), tem um padrão mais constante, e hoje é o presidenciável mais popular desse levantamento.
Os outros políticos pesquisados apresentam menos de um milhão de interações nas redes todos os meses: Aécio Neves (PSDB), Ciro Gomes (PDT), Fernando Haddad (PT), Geraldo Alckmin (PSDB) e Marina Silva (Rede).
Vale destacar que a pesquisa só mede o volume de interações, e não a qualidade delas: não é possível saber se Bolsonaro ou Lula são odiados ou amados apenas a partir desses números, porque muitas pessoas comentam as publicações para criticar os políticos, ou reagem com raiva aos posts.
*Com informações da Exame
Foto: Fernando Pereira/Secom/Prefeitura