Escrito en
POLÍTICA
el
Ministro da Fazenda e pré-candidato à Presidência, Henrique Meirelles deve fazer o lançamento oficial de sua campanha em meio a mais um desastre econômico: o rebaixamento da nota do Brasil pelas agências de investimento
Da Redação*
De acordo com informações do Painel, da Folha, o ministro Henrique Meirelles (Fazenda) passou parte dos últimos dias falando com agências de classificação de risco na tentativa de evitar um rebaixamento da nota brasileira.
Ajude a Fórum a fazer a cobertura do julgamento do Lula. Clique aqui e saiba mais.
Segundo relatos de pessoas próximas, o ministro sentiu que o adiamento da votação da reforma da Previdência acabou com qualquer expectativa de que a proposta seja aprovada em 2018. E, sem ela, os olhos dos analistas se voltaram aos perdões de dívidas e isenções aprovados pelo Congresso nas últimas semanas.
Há preocupação de que o pacote de bondades afete a arrecadação do governo, o que contribuiria para a imagem de uma economia mais frágil.
A dificuldade do governo em articular sua base também fez com que analistas do mercado passassem a duvidar da viabilidade de uma candidatura de centro. As apostas hoje estão centradas em cenários que projetam a disputa pela Presidência entre Lula (PT), Jair Bolsonaro(PSC) e Marina Silva (Rede).
O Planalto trabalha para reverter o clima de descrença e pediu para os ministros encurtarem o recesso. A ideia é intensificar as articulações pró-reforma a partir do dia 15 de janeiro.
*Com informações do Painel, da Folha
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil