Escrito en
POLÍTICA
el
Um confuso projeto de lei de autoria do pastor visa proibir apresentações artísticas em que haja a "profanação de símbolos sagrados". Medida se estende ainda para programação de TV, cinema, teatro e até jogos eletrônicos
Por Redação
O deputado federal pastor Marco Feliciano (PSC-SP) apresentou, no último dia 19 de setembro, um projeto de lei (PL 8615/2017) que visa proibir a "profanação de símbolos sagrados" em shows e apresentações públicas.
O projeto se propõe a alterar o artigo 74 da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, estendendo a classificação indicativa que já é aplicada a programas de televisão, filmes, DVDs e outras obras audiovisuais para apresentações ao vivo, como shows e peças de teatro. O PL, no entanto, é vago e confuso pois sugere a proibição da "profanação de símbolos sagrados", sem especificar exatamente como se definiria o que é ou não a profanação ou ainda o que é ou não o símbolo sagrado.
A proibição, pelo PL, não se limitaria aos shows. Poderia ser aplicada também, por exemplo, em jogos eletrônicos e de interpretação, como RPG.
"É necessária a mudança da lei para constar a classificação indicativa (...) e proibir que profanem símbolos sagrados", disse o pastor.
O assunto ganhou grande repercussão no Twitter nesta terça-feira (3) e entrou para os "trending topics". A maioria das reações foram negativas ao projeto. Confira, abaixo, algumas delas.
Essa proposta de lei do Marco Feliciano coloca o cristianismo acima de QUALQUER prioridade na vida do brasileiro. Jihad evangélica.
— Pc Horseman (@pecesiqueira) 3 de outubro de 2017
Marco Feliciano, vai ter muito show sim. E todo artista vai fazer o que bem entender no seu conceito/arte. Covarde e hipócrita! ?
— Lady Gaga (@gagatics) 3 de outubro de 2017
Mano, vcs fica confundindo Política com Religião, por isso que pessoas como Marco Feliciano, desgraça nosso país mais e mais
— Gabriel Moura (@mou_gbrl) 3 de outubro de 2017
Alguém avisa ao deputado Marco Feliciano que ninguém profana mais símbolos sagrados que "religiosos" como ele.
— Ricardo Pereira (@ricardope) 3 de outubro de 2017
"Deputado propõe proibir shows de artistas nacionais e internacionais 'profanos' (???) no Brasil". Me poupe, Marco Feliciano. pic.twitter.com/O0grpIExJ9
— Jandira Feghali (@jandira_feghali) 3 de outubro de 2017
"Marco Feliciano propõe lei que proíbe vilipendiar culto religioso" Eu: pic.twitter.com/jSN4Oz7B2q
— jameka carter (@knowles_jameka) 3 de outubro de 2017