Escrito en
POLÍTICA
el
Terreno desapropriado para a construção do aeroporto de Cláudio (MG) estava bloqueado para a venda pela Justiça. Valor da indenização pode ajudar ex-prefeito a pagar reparação aos cofres públicos em caso de condenação em ação movida pelo MP
Por Redação
A construção do aeroporto de Cláudio (MG), feita a partir de 2009 pelo então governador Aécio Neves na fazenda que era de seu tio-avô, o ex-prefeito da cidade Múcio Tolentino, pode resolver uma questão judicial que se estende há treze anos, beneficiando o parente do atual senador e presidenciável.
Múcio Tolentino é réu em ação de reparação de danos ao erário, por conta da construção da pista de terra batida para pouso e decolagem de aviões que precedeu o atual aeroporto. O Ministério Público Estadual apurou que, em 1983, o então governador Tancredo Neves realizou repasses para a prefeitura, então dirigida por Múcio, e cerca de Cr$ 30 milhões foram utilizados para a obra.
Em função dessa ação movida pelo Ministério Público, a Justiça havia determinado que a área fosse bloqueada, impedindo assim a sua venda. Com a desapropriação promovida pelo então governador Aécio por meio de um decreto de 20 de fevereiro de 2008, seu tio Múcio passou a ter direito a receber do Estado a quantia de 1 milhão de reais. Caso seja condenado a devolver o dinheiro utilizado na construção da pista de terra batida para os cofres públicos, o ex-prefeito de Cláudio pode utilizar o recurso da indenização para abater o montante a ser pago.