Escrito en
POLÍTICA
el
Antes do debate no SBT, presidente do PT afirma que tracking do partido indica vitória da presidenta por “5 ou 6 pontos de diferença” no estado que foi governado por Aécio Neves. Dirigente ainda lembrou que mais um caso de corrupção de tucanos foi arquivado
Por Igor Carvalho
Antes do segundo debate entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), nesta quinta-feira (16), no SBT, o presidente do PT, Rui Falcão, afirmou que “Aécio vai perder em Minas de novo”.
Segundo Rui, pesquisas realizadas pelo partido, os chamados “trackings”, indicam vitória de Dilma. “Os números mostram que devemos ganhar por 5 ou 6 pontos de diferença", em Minas Gerais. No primeiro turno, a presidenta obteve 43,48% dos votos mineiros, contra 39,75% do tucano, uma diferença de 500 mil votos. A vitória no estado que foi governado por Aécio é uma bandeira petista, que quer mostrar que o candidato do PSDB fracassou no governo e é rejeitado pela população.
Para o presidente petista, Dilma deve manter o tom de enfrentamento no debate desta quinta-feira, expondo os casos de corrupção do PSDB. “Achei a postura correta, não é um tema que queremos tratar, queremos discutir o país e apresentar mais propostas para que o Brasil avance, mas o Aécio insiste nesse assunto”.
Rui lembrou que o Ministério Público arquivou, na última terça-feira (14), um inquérito civil que investigava o envolvimento do ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB), com o cartel do Metrô. “É disso que estamos falando. Um governo pune, quando se descobre, o outro varre para baixo do tapete”, lamentou o presidente do PT.
Perguntado se seu partido conseguirá mostrar que a corrupção é sistêmica e que só uma reforma política poderia amenizá-la, Rui respondeu: “O povo está entendendo isso e temos certeza que Dilma vencerá e avançará com essa pauta”.
Outro lado
O vereador Andrea Matarazzo (PSDB) rebateu Rui Falcão. "O PT não investiga ninguém e nem pune, quem fez isso foi o Superior Tribunal Federal. Se o Ministério Público entendeu que o senador José Serra é inocente, então ele é, isso não é da alçada dos partidos".
O segundo debate entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) acontece às 18h, no SBT, em São Paulo. O tempo de duração será de 1h20, dividido em três blocos. Assim como aconteceu na última terça-feira (14), não haverá perguntas de jornalistas, somente entre os candidatos.