Apesar de ter sofrido um duro revés nas eleições de 2016, quando perdeu inúmeras prefeituras Brasil afora em um pleito realizado meses após o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, o PT segue sendo o partido preferido do eleitorado brasileiro, conforme apontou a 7ª edição da Pesquisa Fórum.
O levantamento, realizado entre os dias 4 e 9 de novembro, em parceria com a Offerwise, mostra também que a maior parte dos eleitores de todas as regiões do país votarão no partido do ex-presidente Lula nas eleições municipais do próximo domingo (15), e revela ainda que outro partido do campo progressista, o PSOL, vem conquistando espaço.
No Nordeste, por exemplo, 13,9% dos eleitores disseram que votarão no PT. O segundo lugar na preferência da população desta região é o PSOL: 5,2% dos entrevistados afirmaram que votarão no partido que já teve Guilherme Boulos como candidato à presidência - hoje ele é candidato à prefeitura de São Paulo.
O PSDB, por sua vez, ocupa a terceira posição entre o eleitorado nordestino para a eleição deste ano, com 3%, mesmo percentual do Partido Novo e do Republicanos, legenda ligada ao bolsonarismo. O PSL, partido pelo qual se elegeu o presidente Jair Bolsonaro, soma somente 1,3% da preferência do eleitorado nesta região.
Outra região brasileira em que PT e PSOL fazem dobradinha na preferência da população é a Sudeste. 8,5% dos eleitores disseram que votarão no PT, enquanto 6% declaram voto no PSOL. O terceiro lugar nesta região é do PSDB, que governa o estado de São Paulo há 26 anos. Os tucanos têm a preferência de 5,8% do eleitorado, número próximo ao do PSL, que soma 5,4%.
No Centro-Oeste, outra região que, assim como as demais, aponta maior apoio ao PT (6,6%), o PSL tem mais espaço que em outros lugares. A sigla ocupa a segunda posição na preferência da população, com 4,9%, mesmo índice alcançado pelo PTB.
Na região Norte o PSL também ocupa a segunda colocação na preferência do eleitorado para o dia 15, com 6,1%, atrás do PT, que soma 8,2% de apoio. Entre a população dessa região, o PSOL também ocupa espaço relevante: a legenda está na terceira colocação com 4,1%, mesmo número do PSB, outra sigla considerada do campo progressista.
No Sul, por sua vez, o PT lidera a preferência do eleitorado com 6,4% e é seguido pelo PDT, que soma 3,8% de apoio, e pelo PSB, que atinge o índice de 3,2%.
Pesquisa inova com metodologia
A 7ª Pesquisa Fórum foi realizada entre os dias 4 e 9 de novembro, em parceria com a Offerwise, e ouviu 1000 pessoas de todas as regiões do país. A margem de erro é de 3,2 pontos porcentuais, para cima ou para baixo. O método utilizado é o de painel online e a coleta de informações respeita o percentual da população brasileira nas diferentes faixas e segmentos.
O consultor técnico da Pesquisa Fórum, Wilson Molinari, explica que os painelistas são pessoas recrutadas para responderem pesquisas de forma online. A empresa que realiza a pesquisa, a Offerwise, conta com aproximadamente 1.200.000 potenciais respondentes no Brasil. “A grande vantagem é que o respondente já foi recrutado e aceitou participar e ser remunerado pelas respostas nos estudos que tenha interesse e/ou perfil para participar. No caso da Pesquisa Fórum, por ser de opinião, não existe perfil de consumidor restrito, como, por exemplo, ter conta em determinado banco, ou possuir o celular da marca X. O mais importante é manter a representatividade da população brasileira, tais como, gênero, idade, escolaridade, região, renda, etc.”
Molinari registra que pesquisas feitas em ruas ou nos domicílios costumam ter margem de erro menor. “Porém sabemos que 90% da população brasileira possui acesso à telefonia celular e, especificamente na situação de quarentena que estamos vivendo, o método online é mais seguro do que o pessoal e sempre é menos invasivo que o telefônico.”
Pouco usado para pesquisas de opinião no Brasil, os painéis online são adotados como método de pesquisa no mundo todo, segundo Molinari. E regulamentados pelas principais associações de pesquisa. “Os painéis hoje são amplamente utilizados para pesquisas de satisfação, imagem de marca, qualidade de produtos e serviços, opinião, entre outras”, acrescenta.