PIZZA

Dia Mundial da Pizza: a pior de todas as coisas que se pode fazer com ela

Um dos pratos mais famosos do planeta, talvez seja o que tenha sofrido o maior ataque de mau gosto de todos os tempos, com ingredientes estapafúrdios

Ela, a pizza.Créditos: Pixabay
Escrito en OPINIÃO el

Comer e beber, assim como a maioria das coisas, são algo que se aprende com o tempo. Tanto é que existe a expressão “paladar infantil”, para designar àqueles que não conseguiram, com o passar dos anos, refinar sua capacidade de diferenciar e combinar ingredientes. Essas pessoas se fartam com comidas e bebidas que têm sabores extremos, normalmente com muito sal ou muito açúcar.

Nesta quarta-feira, 10 de julho, se comemora o Dia Mundial da Pizza, um alimento que, assim como a calça jeans e a camiseta de algodão, tem origem humilde, mas conquistou multidões através dos tempos. E ela, a pizza, assim como as roupas citadas, também foi vítima com o passar dos anos do mau gosto devastador dos que não foram capazes de apurar o paladar.

Entre as inúmeras barbaridades que se pode fazer com o famoso disco de massa, a pior de todas, sem a menor sombra de dúvidas, é jogar ketchup nela. Sim, o famoso molho de origem chinesa que foi devidamente azarado pelos americanos até ficar insuportavelmente chapado de açúcar.

A pizza, segundo contam, foi criada em Nápoles, na Itália, para homenagear a rainha Marguerita de Savoia. Segundo relatos históricos, o rei e a rainha da recém-unificada Itália provaram a iguaria pela primeira vez em 10 de julho de 1889. Os ingredientes foram colocados em homenagem à bandeira do país: o verde do manjericão, o branco da muçarela e, finalmente, o vermelho do tomate.

O molho de tomate da pizza é extremamente simples, assim como seus outros componentes. Apenas tomate, alho picado, sal e um fio de azeite. A massa, o mesmo: farinha, água, sal e fermento. No mais, a muçarela, um queijo também simples e suave. O criador completou a iguaria com o manjericão. Tá aí o segredo que fez o sucesso do alimento mundo afora. A extrema simplicidade, a suavidade da combinação de sabores.

Posto isto, jogar ketchup na pizza é um crime que deveria ser punido com rigor por todos os tribunais gastronômicos do planeta. O molho, açucarado, condensado e conservado artificialmente rouba o sabor de tudo o que encontra pela frente. É, enfim, um horror que serve apenas e tão somente para jogar em cima de salsicha de má qualidade. Se você tiver uma boa, use mostarda.

Com o passar do tempo, e principalmente em outros países, sobretudo no Brasil, a pizza foi sendo reinventada. Atualmente, é possível encontrar toda a sorte de ingredientes estranhos sobre o disco, que vão desde frango desfiado com milho (urgh), até uma enormidade de vegetais e folhas do tipo brócolis, rúcula, entre outros. Estes últimos colocados ali para tentar redimir a improvável dieta.

Por fim, pior do que tudo isso mesmo. Do que o ketchup, os vegetais, angus de toda a sorte, carne seca, frango e que tais, intragáveis mesmo são aquelas de chocolate, banana etc. Fuja como o diabo da cruz.

Enfim, rabugices à parte, feliz Dia Mundial da Pizza.

Se o leitor quiser mesmo homenagear o famoso prato, tente, ao menos desta vez, experimentar a sua suavidade genialmente simples.

*Este artigo não reflete, necessariamente, a opinião da Revista Fórum. 

Temas