OPINIÃO

Tigrão com Moraes nas redes, Elon Musk vira tchutchuca em processo no STF

Musk repete a máxima de Zeca Dirceu (PT-PR) para definir Paulo Guedes, ex-ministro da Economia de Bolsonaro que se comportava como "tigrão" com aposentados e pensionistas e como "tchutchuca" com banqueiros.

Musk: tigrão nas rede X e Tchutchuca no STF.Créditos: Rede X
Escrito en OPINIÃO el

Tigrão nas rede X, onde atua para inflamar a horda bolsonarista propagando a narrativa vitimista articulada por Eduardo Bolsonaro (PL) na internacional fascista, Elon Musk tem uma postura totalmente inversa quando seus advogados tratam do tema no Supremo Tribunal Federal (STF).

Pegando carona nos chamados "Twitter Files Brazil", que repete a teoria da conspiração bolsonarista, o bilionário iniciou os ataques a Alexandre de Moraes, acusando o ministro de "censura" e de ser "grande ditador", no último dia 5.

Desde então, Musk fortalece a narrativa bolsonarista com ataques quase diários ao ministro, a Lula e à democracia no Brasil.

Nesta segunda-feira (14), após a X ser intimada pelo Comitê Judiciário da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos para fornecer informações sobre as ordens do STF, Musk afirmou que “as leis dos Estados Unidos impedem o X de participar de corrupção que viole as leis de outros países, que é o que Alexandre de Moraes está exigindo que façamos”, em novo ataque ao ministro brasileiro.

No então, a postura de "tigrão" do bilionário na rede não corresponde ao que pensam os advogados do X no Brasil.

Após Musk ser incluído em investigação por Moraes, a defesa da plataforma enviou uma manifestação ao Supremo Tribunal Federal nesta segunda-feira dizendo que vai continuar a cumprir as ordens da justiça brasileira, incluindo a suspensão de perfis que propaguem fake news e discurso de ódio.

"Conforme já comunicado à Polícia Federal, a X Brasil informa que todas as ordens expedidas por esse egrégio Supremo Tribunal Federal e egrégio Tribunal Superior Eleitoral permanecem e continuarão a ser integralmente cumpridas pela X Corp", diz a defesa da empresa de Musk ao Supremo.

Assim, Musk repete a máxima de Zeca Dirceu (PT-PR) para definir Paulo Guedes, ex-ministro da Economia de Bolsonaro que se comportava como "tigrão" com aposentados e pensionistas, ao defender a privatização da Previdência, e como "tchutchuca" com banqueiros.

Musk é tigrão com Moraes na Rede X. No STF, como todo fascista covarde, se comporta como "tchutchuca".