Não podemos nos calar diante das informações que vieram a público com o relatório da Polícia Federal sobre os atos terroristas de 8 de janeiro de 2023. A trama golpista foi muito além do que se imaginava, inclusive com plano de assassinatos do presidente Lula, de seu vice, Geraldo Alckmin, e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
São fatos extremamente graves e que não podem ficar impunes. E o Sindnapi não pode se omitir. Queremos a apuração, julgamento e punição exemplar de todos os envolvidos. E que tudo ocorra de forma a dar condições de ampla defesa, ao contrário do que esse mesmo grupo sempre defendeu.
O Brasil precisa ser pacificado. As relações políticas precisam voltar à normalidade. A democracia precisa prevalecer. E isso irá ocorrer somente se não repetirmos o erro que levou à impunidade os responsáveis por mais de duas décadas de ditadura no Brasil durante o século passado.
Hoje, temos a oportunidade de dizer não à anistia desses criminosos que trouxeram à tona o pior lado do ser humano, causando sofrimento à população brasileira.
Mas é preciso que haja rapidez e eficiência nas investigações e no julgamento para devolver a tranquilidade à população, que assiste estupefata às revelações de que tivemos uma quadrilha de golpistas dentro do governo Bolsonaro, comandada pelo presidente da República.
Pela punição exemplar e contra a anistia dos criminosos.
*Este artigo não reflete, necessariamente, a opinião da Revista Fórum.