CARLOS CASTELO

Ministórias e outras brevidades, por Carlos Castelo

Não fui eu que escrevi este texto. Descobri que, na verdade, foi meu gato Fred. Desconfio que aprendeu a usar inteligência artificial, essas coisas. Quer saber o resto? Entre aqui

Ilustração.Créditos: Carlos Castelo no PlaygroundAI
Escrito en OPINIÃO el

PREGAÇÕES

Durante 27 anos, o padre Moura redigiu os sermões da Igreja de Santa Maria Egípcia. Não era o mais versado em leis canônicas, não tinha ambições de subir na hierarquia eclesiástica, nem se aperfeiçoara no latim. Mas que vocação para escrever uma prédica. Abria com uma frase contundente, prosseguia com exemplos da vida de um mártir, selava com algo que enternecesse e, ao mesmo tempo, inquietasse os pecadores. O celebrante, frei Higino, lia as homílias e era sucesso garantido. Infelizmente, no princípio do inverno, padre Moura faleceu vitimado por uma pneumonia. A paróquia entrou em polvorosa. Quem reporia um talento daqueles? Após repetidos encontros, alguns até com a presença do bispo, foi batido o martelo: substituíram o padre Moura pelo Chat GPT.

LÂMPADA

Um gênio aparece a um homem. Ele lhe entrega uma lâmpada sujíssima, diz para esfregá-la, limpá-la, e depois fazer um desejo.  O homem obedece. Passa mais de uma hora tentando polir a lâmpada, mas ela continua como estava. Cansado, ele faz seu pedido:

- Quero uma lâmpada limpa.

CONFISSÃO

Após se divorciarem, confessou:

- Passei 30 anos fazendo hora extraconjugal após o expediente.

PARADOXO

Chamava-se Eurico. Mas o destino o fez pobre e altruísta.

LIXO HOSPITALAR

Favor deixar partes humanas, descartadas em cirurgias, da seguinte forma:

Latão Azul: Membros superiores.

Latão Vermelho: Membros inferiores.

Latão Verde: Coração, rins, fígado, cérebro.

Latão Marrom: Vísceras

Latão Cinza: Outros órgãos.

MEDO

Como faz todos os dias, o cão sem dono passa em frente à escola. Há sempre uma chance de encontrar algum restinho de merenda na lixeira. Porém, naquela ocasião, algo inusitado acontece por ali: tiros. O vira-lata não hesita, desvira a lata e se entrega à carrocinha.

HUMORES

Trabalhou anos como palhaço de circo, terminou a vida viciado em gás do riso.

INTELIGÊNCIA ANIMAL

Não fui eu que escrevi este texto. Descobri que, na verdade, foi meu gato Fred. Desconfio que aprendeu a usar inteligência artificial, essas coisas. Com os pet shops oferecendo tantas opções de suplementos vitamínicos para os bichos, eles virarem autores era uma questão de tempo. Logo começam a se drogar.

ROTINA

Antes de me deitar conferi se as janelas estavam fechadas, com os mosquiteiros no lugar. Tirei o pãozinho do freezer e deixei no forno para descongelar. Escovei os dentes, gargarejei, cuspi, passei a fita dental. E, como sempre faço antes de apagar as luzes, desliguei a máquina de me lembrar que estou falido.

ERRO

A macarronada ficou horrível. Devia ter colocado a mãe na massa.