Termina nesta terça-feira (25) o BBB 23 e já podemos afirmar sem medo de errar: as plantas venceram essa edição do reality.
Nada justifica uma final entre Amanda e Aline Wirley, duas personagens em que nada contribuíram para a diversão dos telespectadores. Insossas, sem opinião e que se construíram na sombra de outras figuras que sim, entregaram alguma coisa.
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Goste-se ou não, a terceira finalista, Bruna Griphao, é uma pessoa reprovável por vários motivos, mas é justamente em seus “erros” – grosseira, agressiva e arrogante – que ela merece estar no podium final, visto que ela representa uma parcela da sociedade brasileira. Risos.
Daqui um mês ninguém vai se lembrar de Amanda, vai desaparecer do imaginário na mesma rapidez que um fato envelhece nas redes sociais.
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Aline Wirley será lembrada, mas pela sua atuação como cantora à frente do extinto Rouge e não pela sua passagem no BBB 23.
Em sentido contrário, figuras como Fred Nicácio e Domitila serão por um tempo lembrados e devem figurar nas redes, televisão e outros espaços culturais por um tempo. Foram personagens que divertiram e entregaram personalidade de sobra.
Mas o fato de as plantas terem revolucionado e chegado ao final do BBB 23 é um problema para a Globo, pois, com exceção de Bruna Griphao, a audiência não queria o final que hoje será oferecido pelo programa.
Porém, as pessoas podem questionar: mas por que então Amanda e Aline estão na final? A primeira porque possui uma enorme mobilização de votos e a segunda porque está de frente para uma concorrente com alta rejeição, a Bruna.
As mobilizações digitais para votação nos Paredões são um problema desde a edição passada, quando Arthur Aguiar venceu a disputa, mas era profundamente rejeitado pela audiência e nem a Globo o quis.
Para que o programa volte a brilhar a ter finais que condizem com a vontade do público, o método de votação terá de ser revisto. Caso contrário, poucas pessoas estarão dispostas a investir tempo e torcida em um esquema que, no final, vai entregar o prêmio para um confiando rejeito pela audiência.