OPINIÃO

Os artistas, as celebridades, por Bolsonaro e seus seguidores – Por Walter Barretto Jr.

A união do presidente Jair Bolsonaro com alguns artistas e celebridades, influenciando milhões dos seus seguidores na defesa de valores nada civilizados, prejudica e muito o ambiente social.

Os bolsonaristas Leonardo e Gusttavo Lima.Créditos: Reprodução/Youtube
Escrito en OPINIÃO el

A união do presidente Jair Bolsonaro com alguns artistas e celebridades, influenciando milhões dos seus seguidores na defesa de valores nada civilizados, prejudica e muito o ambiente social.

Nas frases a seguir, todas com a participação de artistas e celebridades, você verá exemplos de homofobia, racismo e misoginia, tem também o horror de ler o depoimento de um artista que foi torturado e hoje defende os torturadores, muita bajulação, menosprezo com fatos históricos relevantes a exemplo do nazismo, ataque às vacinas, ataque às urnas eletrônicas, ataque ao Poder Judiciário, descaso com o meio ambiente, crítica aos projetos artísticos realizados com recursos da Lei Rouanet mas, ironicamente, com os artistas bolsonaristas faturando dinheiro público de municípios pequenos e pobres para a realização de shows e, além de tudo isso, agressão aos artistas e celebridades que não apoiam Bolsonaro.

A fonte dessas frases é o nosso livro ‘Bolsonaro e seus seguidores: o horror em 3.560 frases’ (Geração Editorial, 2022). O PDF completo e gratuito está disponível para você e seus amigos no final deste artigo.

16 de junho de 2011

“Acredito que homossexualismo vem das amizades, e aí vem drogas, vem tanta coisa atrás disso. E um filho meu não precisa se misturar com essa gente, como a Preta Gil, para ser feliz e vencer na vida. (...) A promiscuidade da Preta Gil está no blog dela. Ela fala ali que é bissexual, diz que na casa dela os héteros eram exceção.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: Playboy, por Jardel Sebba.

27 de maio de 2013

“Em 70, 71, eu não tinha nenhuma ligação com eles [comunistas], infelizmente fui preso porque era uma pessoa simples e inocente da história e conhecia os caras, só isso (...). Dois meses preso, muita tortura, fiquei muito revoltado na época, pensei em virar um qualquer, um andarilho de rua. (...) Eu saí de lá [prisão] arrasado. Me torturaram, me deram choque, me deram pressão psicológica, uma série de coisas. Colocavam um capuz e me torturavam, as vezes batiam na mesa desesperadamente. Diziam que iam me jogar de cima de um avião, embaixo de um rio, que iam botar uma cobra comigo, essas coisas (...). Eu já tinha contado tudo que sabia, não tinha interesse de esconder nada, mas eles sempre achavam que você ainda tinha alguma coisa a mais para contar (...). Eu acho que eu não tinha que estar contra, brigando contra o governo, o governo estava defendendo de pessoas que estavam querendo tomar o país a força, com as armas nas mãos, nós podia (sic) ter virado uma Cuba, se isso tivesse acontecido (...). Não passei para o lado de ninguém [dos torturadores], não. Quando uma criança cospe na sua cara, chuta sua canela, o que a mãe e o pai devem fazer? Não deve corrigir? Então, eu estava fazendo uma coisa que não era correta (...). Eu acho que foi [uma boa correção que os torturadores me deram] (...). Eu acho que não era a forma de corrigir alguém [a tortura], mas eu estava errado, enfim eu acho que estava errado.” Amado Batista, cantor. Fonte: programa Marília Gabriela, no SBT.

1º de dezembro de 2018

“Avisem a Gleisi [Hoffmann] e Maria do Rosário que se sobrevoarem Brasília de vassoura serão abatidas.” Alexandre Correa, marido de Ana Hickmann. Fonte: UOL, por Gilvan Marques.

27 de março de 2019

“Hoje eu tive a honra de conhecer o meu presidente (...).” Ana Hickmann. Fonte: UOL, por Gilvan Marques.

02 de abril de 2019

“Alô, Bibi [Netanyah] e Bolsonaro, obrigado por nos convidar. Israel, estamos indo.” Neymar. Fonte: UOL Esporte.

02 de abril de 2019

“Oi, Bibi [Netanyah] e Bolsonaro, obrigado por nos convidar para ir a Israel. Israel, estamos indo. Muito obrigado.” Gabriel Medina. Fonte: UOL Esporte.

29 de janeiro de 2020

“Os artistas do Setor Sertanejo do Brasil expressam seu apoio ao governo do presidente Jair Messias Bolsonaro e reconhecem seus notáveis feitos no ano de 2019, nos diversos setores produtivos do país. (...) O país carecia de um ambiente institucional e político estável, com políticas públicas voltadas para o bem-estar da população brasileira, num ambiente econômico saudável e sustentável.” Bia Ferraz, Breno Ferreira, Cleber e Cauan, Cuiabano Lima, Dedé Santana, Dipaulo e Paulino, Duduca e Dalvan, Durval e Davi, Edu Braga, Gian e Giovani, Gilberto e Gilmar, Henrique e Juliano, Héster e Helena, Hugo e Guilherme, Hungria, Israel Novaes, Jads e Jadson, Jefferson Moraes, João Neto e Frederico, João Reis, Kleo di Bah, Matheus e Kauan, Marcos Brasil, Marcus Paulo e Marcelo, Max e Luan, Paraná, Paulo Pires, Racine e Rafael, Rejane Carminati, Samuel e Tiago (Os Parazinhos), Saonara Power Santana, Teodoro e Sampaio, Zé Henrique e Gabriel, Cristiano (de Zé Neto e Cristiano), em carta entregue ao presidente Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto. Fonte: Poder360, por Mateus Maia.

07 de maio de 2020

“A humanidade não para de morrer. Se você falar ‘vida’ do outro lado tem ‘morte’. Sempre houve tortura, Stalin, quantas mortes? Hitler, quantas mortes? Não quero arrastar um cemitério nas minhas costas.” Regina Duarte, secretária de Cultura. Fonte: Poder360.

18 de dezembro de 2020

“Penetração forçada sem consentimento... [foto de uma seringa de vacina contra a Covid-19]. É estupro. (...) Meu corpo, minhas regras.” Elizangela, atriz. Fonte: o próprio Instagram e UOL, Splash.

19 de janeiro de 2021

“(...) Bom, para resumir essa opera, quero dizer que vou aguardar, os pretos, os brancos, os pardos e albinos tomarem essa porra [vacina contra a Covid-19], depois eu decido se tomo ou não. E garanto a vocês que esse post não é político, ele é responsável e coerente, e quem quiser achar o contrário FODA-SE.” Antonia Fontenelle. Fonte: o próprio Instagram.

16 de abril de 2021

“Esse é o ator Paulo Gustavo que alguns estão pedindo oração e reza. E você vai orar ou rezar? Eu oro para que o dono dele o leve para junto de si.” Pastor José Olímpio, da Assembleia de Deus. Fonte: Migalhas.

03 de maio de 2021

“Qual pai não defenderia o filho em qualquer circunstância?” Zezé di Camargo, sobre o presidente Jair Bolsonaro interferir na PF por causa do senador Flávio Bolsonaro. Fonte: EXTRA.

27 de junho de 2021

“Eu sou contra vacina, mas como eu quero viajar o mundo eu vou tomar a Pfizer que eu acho que é a menos pior.” Fernanda Venturini, ex-jogadora da seleção brasileira de vôlei. Fonte: Lance & IstoÉ.

29 de junho de 2021

“Raça desgraçada.” Sikêra Júnior, apresentador da Rede TV!, ofendendo a comunidade LGBTQIA. Fonte: Correio Braziliense, por Ronayre Nunes.

30 de junho de 2021

“O Bolsonaro quem inventou fui eu, né? Como ele mesmo diz (...).” Luciana Gimenez, apresentadora do programa ‘SuperPop’ da Rede TV! Fonte: Folha, por Constança Rezende e Raquel Lopes.

14 de agosto de 2021

“Nós vamos parar 72 horas. Se não fizer nada, nas próximas 72 horas ninguém anda no país. Vai parar tudo. Não é só Brasília, é o país (...). Nada nunca foi igual ao que vai acontecer. Se eles [os ministros do STF] não atenderem ao nosso pedido, a cobra vai fumar.” Sérgio Reis. Fonte: Fórum, por Ivan Longo.

27 de agosto de 2021

“Você acha que eu estou errado em não tomar a ‘picadinha’ da indústria farmacêutica?” Dado Dolabella. Fonte: Brasil Fede Covid, no Instagram.

07 de setembro de 2021

“Brasil acima de tudo; Deus acima de todos. Dia da nossa independência e desejo-lhes que vocês peguem esse dia para se independizar também. Se independizar das opressões, das manipulações de opiniões e das influências egocêntricas. (...).” Daniel Alves. Fonte: Terra, por Silvio Barsetti.

12 de outubro de 2021

“Ah é só um desenho, não é nada demais. Vai nessa que vai ver onde vamos parar...” Maurício Souza, jogador de vôlei da Seleção Brasileira, criticando a história em quadrinhos do novo Super-Homem, na qual há um beijo entre o personagem e outro homem, e a decisão da TV Globo de usar pronomes neutros nas novelas. Fonte: O Globo, por Marcello Neves.

1º de novembro de 2021

“O Keke [Rosberg]? Era um bosta, não tinha valor nenhum. É que nem o filho dele [Nico Rosberg]. Ganhou um campeonato… O neguinho [Lewis Hamilton] devia estar dando mais cu naquela época, aí tava meio ruim.” Nelson Piquet. Fonte: Grande Prêmio, por Pedro Henrique Marum.

05 de novembro de 2021

“Sem politizar nada, mas é algo que não cansamos de avisar e com razão... Se essa queda do avião da Marília Mendonça não tiver sido por problema no avião, pode muito bem ter sido por MAL SÚBITO no piloto por efeito da v@c1na.” Biel Conn. Fonte: Sleeping Giants Pt.

21 de novembro de 2021

“Ontem, foi comemorado o Dia da Consciência Negra. Quando teremos o Dia da Consciência Branca, Amarela, Parda? Quanto tempo vamos ainda nos vitimizar ao peso de anos, de séculos de dor por culpas antepassadas?” Regina Duarte. Fonte: Splash para UOL.

30 de dezembro de 2021

“Em pessoas vacinadas, aumento espantoso de casos de infarto, AVC, miocardite, embolia pulmonar, trombose... Velha mídia muda. Vacinados com medo de tocar no assunto. 4ª picada para manter o Passaporte Sanitário. Não é isso que é genocídio?” Netinho, cantor. Fonte: Brasil Fede Covid.

02 de janeiro de 2022

“Subir é difícil, mas cair é muito fácil! Prova viva é a queda, sem fim, de Ivete Sangalo, depois de incentivar o público a mandar o Presidente [Jair Bolsonaro] tomar no caju. Agora é Ivete Sem Galhos, para se segurar.” Deputado Bibo Nunes. Fonte: o próprio Twitter.

05 de janeiro de 2022

“Ela [Ivete Sangalo] tá chateada, o Zé de Abreu tá chateado, tão, porque acabou aquela teta deles gorda, né, de se pegar até R$ 10 milhões por ano da Lei Rouanet, e defender o presidente de plantão.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Bahia Notícias.

25 de janeiro de 2022

“Os ensinamentos do professor Olavo de Carvalho só crescerão com o tempo, enquanto seus difamadores serão esquecidos. ‘Artistas e intelectuais’ de hoje serão notas de rodapé de um período obscuro de nossa História.” Abraham Weintraub, ex-ministro da Educação. Fonte: o próprio Twitter.

03 de fevereiro de 2022

“Não viajarei mais para os EUA, pois Biden exige passaporte vacinal. Perco o que for, mas não tomo [vacina contra a Covid-19]. (...) Estávamos combinando essa viagem para os EUA desde 2019. Minha esposa tomou duas doses e eu não. Resultado: instabilidade no casamento e boa viagem para ela. Isso deve estar acontecendo muito por aí.” Theo Becker de Oliveira, ator, cantor e modelo brasileiro. Fonte: POPline, por Bárbara Correa.

15 de fevereiro de 2022

“Foi então que sugeri que ela [Antônia Fontenelle, atriz] o procurasse [Mario Frias, secretário especial de Cultura], por meio dos mecanismos institucionais da pasta, e apresentasse um projeto, qualificável, em vez de criticá-lo em público. (...) Pressupunha que Antônia [Fontenelle] tivesse algum projeto negado e que sua insatisfação com o secretário se dava por isso.” Otávio Fakhoury, empresário. Fonte: Metrópoles, por Guilherme Amado e Lucas Marchesini.

16 de fevereiro de 2022

“Vou lutar com todas as minhas forças para vocês nunca se elegerem a nada. Não pelo Bolsonaro, mas pelo país que não merece ter embustes machistas e ignorantes como vocês no poder: Mario Frias [secretário especial de Cultura] e André Porciúncula [secretário nacional de Incentivo e Fomento à Cultura — Lei Rouanet].” Antonia Fontenelle, atriz. Fonte: o próprio Twitter.

23 de fevereiro de 2022

“Só converso daqui pra frente com a Anitta Burritta se ela conseguir fazer sozinha um vídeo soletrando ‘Pa-ra-le-le-pi-pe-do’ sem usar o teleprompter.” Ricardo Salles, ex-ministro do Meio Ambiente. Fonte: o próprio Twitter.

11 de março de 2022

“Marido de Fátima Bernardes [Deputado Túlio Gadêlha] perde na justiça, ação por projeto de Lei que permitia pai se casar com filha.” Deputado Osmar Terra, médico. Fonte: o próprio Twitter.

26 de março de 2022

“O art. 39, § 7º, LE, dispõe que é proibida a realização de showmício e de evento assemelhado para promoção de candidatos, bem como a apresentação, remunerada ou não, de artistas com a finalidade de animar comício e reunião eleitoral. Assim, pouco importa se a manifestação foi espontânea.” Partido Liberal (PL), do presidente Jair Bolsonaro, em manifestação para o TSE, com o objetivo de proibir manifestações políticas dos artistas no evento do Lollapalooza. A artista britânica Marina disse no show: ‘Fuck Putin and fuck Bolsonaro’ e a artista Pabllo Vittar mostrou uma bandeira com a imagem de do ex-presidente Lula. Fonte: R7, por Bruna Lima.

1º de maio de 2022

“O candidato do Bolsonaro sou eu.” Senador Romário, ex-jogador da seleção brasileira de futebol. Fonte: Torcedores.com, por Alexandre Magnani.

03 de maio de 2022

“Não adianta fazer videozinho mentiroso de que está pegando fogo na Amazônia, que vai mudar o clima no mundo, não funciona. Está lá o DiCaprio botando fotografia de 20 anos atrás. (...) Então é bom o Di Caprio ficar de boca fechada em vez de ficar falando besteira por aí.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: O Globo, por Alice Cravo.

13 de maio de 2022

“Nós somos artistas que não dependemos de Lei Rouanet. O nosso cachê quem paga é o povo. A gente não precisa fazer tatuagem no ‘toba’ para mostrar se está bem ou mal. A gente simplesmente vem aqui e canta.” Zé Neto, no palco, em apresentação com Cristiano, em show pelo qual a dupla recebeu R$ 400 mil de recursos públicos da prefeitura de Sorriso (MG). Fonte: O Globo, por Gustavo Cunha.

15 de maio de 2022

“Se não tivéssemos redes sociais, [não] teríamos que ouvir a opinião de imbecis famosos, como Anitta.” Karina Kufa, advogada do presidente Jair Bolsonaro e do deputado Daniel Silveira. Fonte: o próprio Twitter.

21 de maio de 2022

“É o capitão do povo, que vai vencer de novo. Ele é de Deus, você pode confiar. Defende a família e não vai te enganar. É o capitão do povo, que vai vencer de novo. Igual a ele nunca existiu. É a salvação do nosso Brasil. Ei, no Mito eu boto fé. É ele quem defende a nação, que tem nossa bandeira no seu coração. Ei, está em nossas mãos. Temos a chance de novo, de cuidar do nosso povo e gritar ‘Brasil Acima de Tudo, Deus Acima de Todos’.” Mateus & Cristiano, dupla sertaneja, cantando para o presidente Jair Bolsonaro, ao lado do general Walter Braga Netto e de Luciano Hang. Fonte: Facebook do próprio presidente.

25 de maio de 2022

“Eu sou Bolsonaro! Aonde eu vou todo mundo diz: ‘Serjão, é Bolsonaro, hein, pelo amor de Deus!’ Eu sou amigo do Bolsonaro porque era deputado com ele. Ele é palmeirense como eu, a gente assistia a jogo junto. Acompanho o trabalho dele, torço para ele. (...) Eu não acredito em pesquisa! Nunca ninguém perguntou para mim! Que pesquisa é essa? Eu tenho 82 anos, nunca me perguntaram! Pesquisa de 2 mil e tantas pessoas. Isso é pesquisa? Numa pesquisa com um milhão de pessoas consultadas, eu acredito (...). Imagina se o nosso Exército quer golpe! Nunca teve golpe! Sabe qual o golpe que teve naquela época, por que teve? Porque Brizola tinha uns caras que queriam impor o comunismo dentro do Brasil. E o Exército não deixou! E aqueles que eram comunistas saíram, e acabou, morreram. Olha, Caetano, Gil, Chico Buarque... eles são contra? Então vão embora! (...) Aí vem a Ivete Sangalo, uma baita artista, dizer ‘Bolsonaro, vai tomar no...’?” Sérgio Reis. Fonte: Folha, por Gustavo Alonso.

27 de maio de 2022

“Tamo aqui ao lado do presidente [Jair Bolsonaro], o homem que sempre acreditou na retomada. Capitão, para o alto e avante, porque você já está reeleito.” Latino. Fonte: G1.

28 de maio de 2022

“PREFEITURA CANCELA PARTICIPAÇÃO DE GUSTTAVO LIMA E BRUNO E MARRONE NA 30ª CAVALGADA. A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro [17 mil habitantes] informa que, devido a lamentável tentativa de envolver a 30ª Cavalgada do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em uma guerra política e partidária que não tem nenhuma ligação com o município e nem tampouco com a tradicional festa, está cancelada a participação do cantor Gusttavo Lima [R$ 1,2 milhão] e da dupla Bruno e Marrone [R$ 520 mil] no evento.” Prefeito José Fernando Aparecido de Oliveira. Fonte: o próprio Instagram.

31 de maio de 2022

“Há uma enorme diferença entre um artista que é contratado por uma cidade, por iniciativa da prefeitura, e um artista que vive de captar recursos através da Lei Rouanet. No primeiro caso, é o Estado quem vai atrás do artista. No segundo, é o artista quem vai atrás do Estado.” Mario Frias, ex-secretário da Cultura. Fonte: o próprio Twitter.

31 de maio de 2022

“Eu nunca imaginei que ser bem-sucedido no Brasil traria tanta inveja, tanto coisa ruim. Às vezes, dá vontade de sumir para ver se essa perseguição em cima de mim acaba.” Gusttavo Lima, chorando nas redes sociais. Fonte: O Antagonista, por Diogo Mainardi.

09 de junho de 2022

“Dear Mark Ruffles [Mark Ruffalo], calm dowm (sic)! I’m sure you have never read the Brazilian Constitution, but I can assure you it’s nothing like the complicated Hulk scripts you have to memorize: ‘AHGFRR’. Read it and you’ll find out I’m not only respecting it, but protecting Brazil’s rule of law.” Presidente Jair Bolsonaro, respondendo Mark Ruffalo, que fez a seguinte publicação no Twitter: “Dear president Joe Biden: the man you are meeting with today does not respect democracy and consistently threatens a coup. As the 1/6 hearings begin, remember to stand on the side of democracy”. Fonte: o Twitter do presidente Jair Bolsonaro.

11 de junho de 2022

“Que privilégio poder almoçar ao lado do presidente Jair Bolsonaro. Que Deus continue abençoando sua vida cada dia mais.” Rivaldo Ferreira, ex-jogador de futebol da Seleção Brasileira. Fonte: o próprio Instagram.

21 de junho de 2022

“Por que será que o TSE briga tanto pra não deixar auditar as urnas?” Zezé di Camargo. Fonte: Brado Jornal.

Baixe gratuitamente o livro Bolsonaro e seus seguidores: o horror em 3.560 frases