OPINIÃO

A democracia por bolsonaro e seus seguidores - Por Walter Barretto Jr.

Como entender o fato de eleitores de Bolsonaro apoiarem, de forma representativa, a democracia e, ao mesmo tempo, conviverem com as declarações públicas do presidente da República atacando as instituições.

Jair Bolsonaro e Militares.Créditos: Marcos Corrêa/PR
Escrito en OPINIÃO el

O que significa ‘democracia’ para Bolsonaro e seus seguidores?

A Folha publicou uma pesquisa do Datafolha sobre a democracia (20/08/2022). O resultado indicou que 75% dos entrevistados responderam que ‘a democracia é sempre melhor que qualquer outra forma de governo’. Estratificando os dados, entre os eleitores de Lula esse percentual foi de 74% e 77% para os eleitores de Bolsonaro, ou seja, empate dentro da margem de erro.

Como entender o fato de eleitores de Bolsonaro apoiarem, de forma representativa, a democracia e, ao mesmo tempo, conviverem com as declarações públicas do presidente da República atacando as instituições, o processo eleitoral, defendendo fake news, agredindo as minorias e enaltecendo a ditadura militar de 1964?

Acredito que a questão está vinculada ao conceito distorcido de democracia que têm os bolsonaristas. Cito, a seguir, cinco comportamentos bem difundidos entre Bolsonaro e seus seguidores sobre como eles pensam, de forma equivocada, o que seria a democracia:

Acreditam que foi um ato democrático as Forças Armadas terem dado o golpe em 1964, com o argumento de que os comunistas iriam assumir o poder;

Acreditam que a democracia dá o direito ao cidadão de agredir, ameaçar e atacar o outro com fake news. Foi assim na defesa de Daniel Silveira, Roberto Jefferson, Sara Winter, Zé Trovão, Allan dos Santos, Oswaldo Eustáquio, entre outros bolsonaristas;

Acreditam que a democracia permite o ataque ao processo eleitoral e, portanto, à própria democracia. Defendem, sem provas, que ocorreu fraude na eleição de 2014, quando Aécio Neves teria sido o vencedor, e na eleição de 2018, quando Bolsonaro teria vencido no 1º Turno;

Acreditam que na democracia é aceitável atacar as minorias e só governar para o grupo majoritário;

E, vocês sabem, alguns bolsonaristas defendem também como democrático as Forças Armadas intervirem nas eleições de 2022 para garantir um processo eleitoral transparente, que já o é, inclusive não respeitando o resultado eleitoral.

Desta forma, na minha percepção, quando os bolsonaristas responderam na pesquisa que ‘a democracia é sempre melhor que qualquer outra forma de governo’, a maioria deles, na verdade, estavam pensando em um conceito desvirtuado de democracia, que não respeita o seu significado verdadeiro, que é o ensinado nas escolas e universidades de todo o mundo democrático.

As frases a seguir, do nosso livro ‘Bolsonaro e seus seguidores: o horror em 3.560 frases’, atestam essas afirmações anteriores. O PDF gratuito do livro está disponível no final deste artigo.

24 de junho de 1993

“Sugiro que façamos um plebiscito para sabermos o que o povo, que é soberano, acha do atual papel do Congresso Nacional. A atual Constituição garante a intervenção das Forças Armadas para a manutenção da lei e da ordem, conforme previsto no art. 142.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: site da Câmara dos Deputados.

29 de maio de 1998

“Sei que, pelo art. 53 da Constituição, falo e opino sobre o que bem entender aqui. Se quiser pregar o fechamento do Congresso Nacional novamente, pregarei e tudo bem.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: site da Câmara dos Deputados.

26 de novembro de 1998

“Quem garantiu a transição para a democracia no Chile foi Augusto Pinochet.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: site da Câmara dos Deputados.

22 de janeiro de 1999

“(...) Maldita democracia!” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: site da Câmara dos Deputados.

25 de maio de 1999

“Se fosse o presidente, fecharia o Congresso, porque ele não funciona.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: Veja.

15 de fevereiro de 2017

“As minorias têm que se curvar às maiorias. As minorias se adequam ou simplesmente desaparecem.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: CartaCapital.

07 de março de 2019

“As Forças Armadas sempre estiveram ao lado da democracia e da liberdade.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Aos Fatos.

27 de maio de 2020

“Queria tocar soco com esse filho da puta, esse arrombado. (...) Pois você me aguarde, senhor Alexandre de Moraes.” Sara Winter. Fonte: jornal Estado de Minas, por Ana Mendonça.

28 de maio de 2020

“As coisas têm um limite. Ontem foi o último dia. Acabou, porra!” Presidente Jair Bolsonaro, um dia depois da operação da PF contra fake news que atingiu Sara Winter e Allan dos Santos. Fonte: BBC News.

02 de julho de 2020

“Esse STF. Corrupto. Que que ele fez? (...) Em 64 não houve golpe militar, foi um contragolpe (...). Porque daqui a pouco as pessoas vão falar: ‘Oswaldo, você é a favor de uma intervenção militar?’ Não, eu sou a favor de uma intervenção do povo.” Oswaldo Eustáquio. Fonte: G1.

04 de fevereiro de 2021

“As Forças Armadas precisam entrar urgentemente.” Allan dos Santos. Fonte: UOL e Estadão.

10 de julho de 2021

“Não vejo nas falas do presidente Bolsonaro qualquer ameaça, seja à democracia ou à ordem democrática, ou ao estado de direito.” Senador Marcos Rogério. Fonte: CNN Brasil e O Antagonista.

20 de julho de 2021

“Vou entregar provas na semana que vem que o Aécio Neves ganhou as eleições.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: O Antagonista.

22 de julho de 2021

“Nós é que somos a última trincheira da liberdade e da democracia. Quando não sobreviver nenhuma resistência, que é edificada pelo Estado, nas Forças Armadas, nas polícias, nós nos nossos lares, somos nós os responsáveis por eles (...).” Roberto Jefferson. Fonte: jornal Estado de Minas.

03 de agosto de 2021

“Se o ministro Barroso continuar sendo insensível, como parece que está sendo insensível, quer um processo contra mim, se o povo assim desejar — porque eu devo lealdade ao povo brasileiro — uma concentração na Paulista para darmos o último recado para aqueles que ousam açoitar a democracia.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Metrópoles, por Flávia Said e Tácio Lorran.

03 de agosto de 2021

“Recebi hoje a visita do Presidente do PTB, Roberto Jefferson. Mais um soldado na luta pela liberdade do nosso povo e pela democracia do nosso Brasil.” General Luiz Eduardo Ramos, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência. Fonte: o próprio Twitter.

12 de agosto de 2021

“Nas mãos das Forças Armadas, a certeza da garantia da nossa liberdade, da nossa democracia e o apoio total às decisões do presidente para o bem da sua nação.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Poder360, por Murilo Fagundes e Emilly Behnke.

20 de agosto de 2021

“Prendem por fake news. Prendem por atos antidemocráticos. O que é um ato antidemocrático? Prendem por milícia virtual. Vai chegar uma hora em que essas ordens da mais alta Corte do judiciário nacional não vão ser cumpridas, infelizmente. Se continuar desse jeito.” Deputado Eduardo Bolsonaro. Fonte: UOL.

31 de agosto de 2021

“Todos estão em busca do mesmo ideal: impeachment dos 11 ministros [do STF].” Zé Trovão, caminhoneiro. Fonte: Fonte: UOL, por Eduardo Militão.

1º de setembro de 2021

“Os direitos individuais, como a liberdade de expressão, pilares fundamentais de um Estado Democrático de Direito, estão sob ameaça no Brasil e precisam ser defendidos com veemência.” Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais. Fonte: Folha, por Mônica Bergamo.

07 de setembro de 2021

“Onde é que está escrito na lei o crime de fake news, porra? Que porra de democracia é essa em que estamos vivendo?” Deputado Flávio Bolsonaro. Fonte: UOL, por Amanda Rossi, Ana Paula Bimbati, Carolina Marins e Leonardo Martins.

13 de maio de 2022

“Nós, Forças Armadas, nós, forças auxiliares, não deixaremos que isso aconteça. Nós defendemos a nossa Constituição, a nossa democracia e a nossa liberdade. Esse exército de pessoas de bem, civis e militares, deve se unir para evitar que roubem a nossa liberdade.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Correio Braziliense, por Ingrid Soares.

15 de maio de 2022

“Só um psicopata ou um imbecil para dizer que os movimentos de 7 de Setembro e 1º de Maio atentam contra a democracia. Quem diz isso é um psicopata ou imbecil.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Yahoo! Notícias.

17 de maio de 2022

“Nós defendemos o armamento para o cidadão de bem, porque entendemos que a arma de fogo, além de uma segurança pessoal para as famílias, ela também é a segurança para a nossa soberania nacional e a garantia de que a nossa democracia será preservada, não interessa os meios que porventura um dia tenhamos que usar. A nossa democracia e a nossa liberdade são inegociáveis.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: O Antagonista.

17 de maio de 2022

“Ajuizei ação no STF contra o ministro Alexandre de Moraes por abuso de autoridade, levando-se em conta seus sucessivos ataques à Democracia, desrespeito à Constituição e desprezo aos direitos garantias fundamentais. 1- Injustificada investigação no inquérito das Fake News, quer pelo seu exagerado prazo, quer pela ausência de fato ilícito (...).” Presidente Jair Bolsonaro, em Nota Pública. Fonte: Poder360.

04 de junho de 2022

“Eu defendo a liberdade. Onde está a tipificação das fake news?” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Pleno News, por Paulo Moura.

07 de junho de 2022

“Aqui do outro lado, na ‘Praça dos Três Poderes’, uma turma do STF por 3 a 2, mantém a cassação de um deputado [Fernando Francischini], acusado em 2018 de espalhar fake news. Esse deputado não espalhou fake news. Porque o que ele falou na live eu também falei para todo mundo, que estava tendo fraude na eleição de 2018.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: BandNews, ‘O É da Coisa’ com Reinaldo Azevedo.

08 de junho de 2022

“Me ajude, você está vendo o que está acontecendo com o Brasil. Vamos ter uma democracia que a gente não está tendo hoje (...).” Senador Flávio Bolsonaro. Fonte: UOL.

09 de junho de 2022

“As decisões do Supremo é que ameaçam a democracia, porque violam a Constituição. Então, são eles que estão empurrando o Brasil para essa crise, porque havendo impasse entre poderes, no caso entre o Poder Executivo e o Poder Judiciário, representado pelo Supremo, a decisão será transferida para as Forças Armadas. Isso segundo a Constituição.” Augusto Nunes, jornalista. Fonte: Sleeping Giants Brasil.

12 de junho de 2022

“Esse homem [Edson Fachin, presidente do TSE] tem trabalhado diuturnamente. Ataques vis à democracia, à Constituição que já não mais existe. E uma tentativa sórdida quando ele diz que o mundo, os embaixadores precisam aceitar de imediato o resultado das eleições, e que o Bolsonaro é obrigado a aceitar o resultado das eleições (...).” Pastor Magno Malta. Fonte: O Globo, por Guilherme Caetano.

12 de junho de 2022

“Não há como haver democracia e, ao mesmo tempo, um supremo tribunal que pratica a ilegalidade o tempo todo.” J. R. Guzzo, jornalista. Fonte: o próprio Twitter.

14 de junho de 2022

“Por que quem duvidar do sistema eletrônico vai ter registro cassado e ser preso? Sou obrigado a confiar? Eu posso apresentar falhas? Posso dizer, como foi em 2014, que no meu entendimento técnico o Aécio ganhou? E eu, com documentação que tenho do próprio TSE, falar que ganhei no 1º turno? Não posso falar isso? Vão cassar o meu registro?” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Poder360, por Murilo Fagundes.

Baixe gratuitamente o livro Bolsonaro e seus seguidores: o horror em 3.560 frases