Com presença em 18 estados da federação e com 4 mil entidades de base filiadas, a Central de Movimentos Populares (CMP) decide apoiar a pré-candidatura à presidência da República do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. A entidade tem sido uma participante ativa das mobilizações de ruas pelo “Fora Bolsonaro”.
Em dezembro de 2021, organizou 14 marchas nas periferias da capital de São Paulo, contra o desemprego, a fome e a carestia.
A CMP deliberou total engajamento na pré-campanha Lula presidente, tendo a compreensão que trata-se mais do que uma campanha eleitoral, mas sim um forte movimento político de massa para derrotar Bolsonaro e assim restabelecer a democracia, os direitos, a soberania e combater a desigualdade social, de gênero e racial.
A CMP está articulando com outros movimentos populares e sociais a construção de um documento (manifesto) contendo um conjunto de propostas para ser debatido nas mobilizações e no processo eleitoral, bem como no eventual governo Lula.
Por fim, a CMP veda qualquer instância da CMP regional, municipal ou estadual, bem como seus dirigentes, de apoiar candidaturas do campo bolsonaristas/fascistas, sejam elas majoritárias ou proporcionais.
*Este artigo não reflete, necessariamente, a opinião da Fórum