Representantes de diversos sindicatos participaram da vigília do Dia Internacional da Enfermagem em homenagem às vítimas da Covid-19 na área da saúde, na noite desta terça-feira, dia 12 de maio.
A atividade aconteceu no viaduto Beneficência Portuguesa, que fica próximo ao hospital de mesmo nome, do Hospital do Servidor Público Municipal – HSPM, Hospital Osvaldo Cruz e do metrô Vergueiro, na capital paulista, sendo um ato silencioso.
Os participantes estavam paramentados como enfermeiros, usaram cruzes brancas e aventais usados por estes profissionais dispostos na calçada do viaduto, onde cada avental tinha a foto de uma das vítimas.
O Dia Internacional da Enfermagem foi criado pelo Conselho Internacional dos Enfermeiros. A data foi escolhida por ser o dia do aniversário de Florence Nightingale, considera a fundadora da enfermagem moderna.
Por isso, em plena a pandemia do novo Coronavírus, em que os trabalhadores e trabalhadoras da saúde padecem sem equipamentos de proteção individual adequado para lidar com o vírus nos hospitais e unidades básicas de saúdes, realizar essa vigília se tornou tão simbólico.
Os profissionais da enfermagem que perderam suas vidas na luta contra a Covid-19 no Brasil já passam de 90, número maior que da Itália e Espanha juntas. São vidas interrompidas e famílias despedaçadas.