Núcleo Práxis da USP prorroga edital para coautores do ‘Dicionário Marxismo na América’

Previsão é que obra tenha quatro volumes, em edição aberta digital de livre acesso

Foto: Domínio Público
Escrito en NOTÍCIAS el

O Núcleo Práxis de Pesquisa, Educação Popular e Política da USP prorrogou até o próximo dia 15 de março o prazo para inscrições do edital 01/2021, que selecionará coautores para elaboração dos verbetes sobre marxistas do continente americano, parte de seu novo projeto editorial.

Projeto previsto para quatro volumes, e que no total deve tardar cinco anos de trabalho para ser concluído, este primeiro tomo do Dicionário Marxismo na América tem por recorte abordar a vida, militância, obra e contribuições conceituais ao marxismo de pensadores que escreveram desde o final do século XIX – época da consolidação das ideias marxistas na América – até o período entre-Guerras.

Trata-se de uma publicação independente, de cunho educativo e de democratização cultural, destinada especialmente a difundir as ideias emancipatórias marxistas por entre estudantes do ensino médio, universitários e militantes de movimentos sociais.

Segundo os coordenadores, a perspectiva é que este primeiro volume venha a público em meados do ano que vem, em edição impressa, com algumas centenas de exemplares voltados sobretudo a acervos de referência de bibliotecas públicas, movimentos políticos e pesquisadores da área, e em edição aberta digital de livre acesso.

As inscrições para participação no edital são gratuitas, e não se exige requisitos formais – mas apenas que o candidato tenha familiaridade com a teoria e prática do socialismo marxista.

Os interessados devem acessar o portal do Núcleo Práxis (nucleopraxisusp.org), onde consta a documentação exigida – currículo resumido e carta de intenção – e enviar sua inscrição até a data limite para o endereço eletrônico da organização.

No ato da inscrição, o candidato a coautor de verbetes deve mencionar os nomes de pensadores marxistas que sejam de seu interesse trabalhar no Dicionário: ao final do edital, um anexo traz listagem com cerca de oito dezenas de autores que fizeram história no pensamento de práxis da América e que foram pré-selecionados, após um semestre de seminário sobre o tema, pela comissão organizadora do projeto, composta por onze pesquisadores.