A Secretaria de Saúde do estado de São Paulo confirmou na tarde deste sábado (11) um novo caso da variante ômicron do coronavírus.
A pessoa infectada é um homem de 67 anos, morador da capital paulista e que não viajou ao exterior, o que contraria os casos anteriores da nova variante. Trata-se da quarta pessoa infectada pela nova cepa no estado paulista.
De acordo com o governo João Doria (PSDB), o paciente está com o esquema vacinal completo, inclusive tendo já tomado a dose de reforço do imunizante da Pfizer.
Além disso, a Secretaria de Saúde informa que, até este momento o paciente apresentou apenas sintomas leves de Covid.
Em comunicado, o governo do estado de São Paulo afirmou que "o paciente teve diagnóstico positivo para Covid-19 no dia 7 de dezembro, após realizar um teste de PCR e sua amostra foi submetida a sequenciamento genético, tendo a ômicron como resultado. Ele está realizando isolamento domiciliar".
Ômicron: transmissão local?
Apesar de se tratar de um paciente que não esteve no exterior, a Secretaria estadual de Saúde afirma que ainda não é possível falar em transmissão local.
Neste momento, a Secretaria estás tentando rastrear toda as pessoas que tiveram contato com o paciente.
"Ainda não é possível confirma se a situação configura transmissão local, justamente porque está em curso esse mapeamento de contatos", informou a secretaria.
Assim como o paciente em questão, as outras pessoas que se contagiaram com a variante ômicron apresentaram apenas sintomas leves da Covid. Todas estavam com o esquema vacinal completo.
Com informações da Folha de S. Paulo