Pesquisa realizada pelo PoderData revela que 60% dos eleitores brasileiros são favoráveis a cotas para negros nas universidades públicas; 28% são contra e 12% não souberam responder.
Quando os entrevistados são divididos por gênero, os homens são maioria entre os que são contra as cotas: 39%. Por sua vez, as mulheres são as que mais apoiam: 67%.
O instituto cruzou os dados da pesquisa com outras sobre a avaliação do governo Bolsonaro e, entre aqueles que apoiam o presidente, 50% são contra as cotas; já no grupo que considera o governo federal como "ruim" ou "péssimo", 70% são a favor.
Para 79% dos brasileiros há racismo no país
O levantamento feito pelo PoderData também mostra que para 79% dos brasileiros há racismo no país. Mas, apenas 39% admitem serem racistas, e 53% negam que tenham preconceitos contra pessoas negras.
Apenas 14% dos entrevistados consideram que não há racismo no Brasil.
Quando dividido por gênero, o percentual dos que dizem que há preconceito contra negros no Brasil é mais alto entre mulheres (83%). Entre os homens, 64%.
A pesquisa do PoderData foi realizada entre os dias 8 e 10 de novembro. Foram realizadas 2.500 entrevistas em 412 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
A percepção de que há racismo no Brasil é maior entre os mais jovens (16 a 24 anos) 88%, e menor entre aqueles que tem idade entre 25 e 44 anos: 75%.