“Naked Ballots” (algo como “votações peladas”, em tradução livre), é a nova campanha realizada por um grupo de atrizes e atores de Hollywood para promover a participação dos eleitores nas próximas presidenciais estadunidenses.
A principal iniciativa da campanha é um vídeo no qual vários artistas aparecem nus explicando como votar. Tendo em vista a pandemia do coronavírus e as regras de isolamento social vigentes, a ideia foi instruir as pessoas sobre a importância de participar da eleição, e como fazer para votar, seja presencialmente ou principalmente pelo correio – modalidade de votação permitida nos Estados Unidos, e que se espera que terá recorde de adesão este ano, devido ao contexto da crise sanitária.
Entre as figuras participantes da campanha estão nomes como Naomi Campbell, Mark Ruffalo, Chris Rock, Sarah Silverman, Amy Schumer, Josh Gad, Tiffany Haddis e Sacha Baron Cohen – este último revivendo seu famoso personagem Borat, que é o único que aparece vestido no vídeo.
“Ótimo, agora que temos sua atenção: Vote! E se você está votando à distância certifique-se de seguir todas as instruções com sua cédula. E se eu não consegui te convencer, preste atenção nos meus outros amigos pelados. #NakedBallots”, escreveu a comediante e atriz Amy Schumer, quando publicou o vídeo em sua conta de Instagram, junto com a hashtag oficial da campanha.
A eleição presidencial nos Estados Unidos, polarizada entre os candidatos Donald Trump (atual presidente que busca reeleição, do Partido Republicano) e Joe Biden (Partido Democrata) terá seu ápice no dia 3 de novembro, quando acontece a votação de forma presencial. Porém, na maioria dos estados já é possível realizar a votação pelo correio.