Escrito en
NOTÍCIAS
el
Lei foi sancionada nesta segunda-feira (16) e a taxa deve ser o dobro do valor fixado em São Paulo.
Da Redação
Você é usuário da Netflix ou do Spotify e mora no Rio de Janeiro? Então é melhor se preocupar com seu bolso. O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), sancionou nesta segunda-feira (16) a lei municipal que determina a cobrança de ISS (Imposto Sobre Serviços) sobre serviços de streaming online.
Desta forma, a capital fluminense se junta a São Paulo, entre as capitais brasileiras que já aprovaram tal medida. O mandatário paulistano gravou, na época da aprovação, um vídeo defendendo a cobrança e chamou as empresas de streaming de "ricas", desafiando-as a não repassar a cobrança ao consumidor.
Segundo o jornal O Globo, a alíquota do imposto no Rio de Janeiro será de 2%, praticamente do dobro de São Paulo, que fixou a taxa em 1,09%. Esta cobrança é feita diretamente sobre as empresas e deve começar a vigorar em 90 dias no Rio de Janeiro. Já em São Paulo a previsão é de que a taxa comece a ser cobrada no próximo ano. É possível que o imposto acarrete em um aumento dos preços dos serviços para consumidores.
Fotos: Tomaz Silva/Agência Brasil e Reprodução/ Internet