Escrito en
NOTÍCIAS
el
Um veículo chama a atenção dos participantes do Festival de Cultura Digital.Br estacionado no Museu de Arte Moderna (MAM), do Rio de Janeiro, onde acontece o evento de 2 a 4 de dezembro. É o Ônibus Hacker, que fez sua primeira viagem na última sexta-feira, saindo de São Paulo até o Rio, com 32 passageiros.
Após a arrecadação de doações, o ônibus foi adquirido pela Transparência Hacker, um coletivo que defende o uso da tecnologia para fins de interesse da sociedade. Foram três meses, 464 doadores, atingindo o valor necessário para a compra: R$ 58.593. O mais interessante é o que a galera pretende fazer com o ônibus: sair por aí levando a tecnologia para inúmeros lugares. Uma das propostas é levar oficinas a pequenos municípios (até 5 mil habitantes) chacoalhando a realidade local.
O grupo pretende equipar o ônibus, deixando-o super conectado, com webcam, 3G etc. Como tudo é construído colaborativamente, o grupo já teve várias idéias. A primeira foi grafitá-lo. As viagens serão monitoradas por um sistema como o Google Street View, onde serão filmadas as imagens fora do ônibus e disponibilizadas em Creative Commons.
Outra idéia é lançar um aplicativo “Adote um Km”, para quem quiser a presença do ônibus em sua cidade e quem mais desejar colabore com os custos (IPVA, manutenção, combustível).