Iniciativa da Sociedade do Sol cria um sistema de calefação sem usar energia elétrica
Uma alternativa para o chuveiro elétrico e a dispositivos a gás a custos acessíveis é o que promove o Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC). Desenvolvido dentro da Incubadora de Empresas Tecnológicas do Ipen-USP pela ONG Sociedade do Sol, o mecanismo é capaz de transformar a radiação solar em calor a preços muito inferiores aos modelos convencionais.
Sem recorrer a células fotovoltáicas, a opção da Sociedade do Sol é por placas e tubos de PVC acoplados e pintados de preto. A água aquecida fica armazenada em caixas d?água preparadas para garantir isolamento térmico, revestidas de isopor, por exemplo. A iniciativa deu tão certo que se desdobrou em outras ações.
Saiba como fazer: clique aqui para conhecer o manual
Do modelo original, projetado para atender à demanda de uma casa, foram produzidos protótipos para sedes de entidades assistenciais, como creches, escolas e hospitais. Outras iniciativas envolvem o desenvolvimento de um kit para se produzir um aquecedor em miniatura, voltado exclusivamente para escolas da rede pública. Baixe o manual.
O sucesso do aquecedor levou a Cidade de Pato Branco (PR) a implantar o sistema em residências da população de baixa renda. Entenda como ocorreu:
Néri de Vargas explica implantação do ASBC em Pato Branco (PR)