No dia 8 março de 1917, trabalhadoras russas iniciaram uma greve que desembocaria na primeira etapa da Revolução Russa, que colocaria fim ao Império Czarista.
De lá para cá, as mulheres estiveram presentes em todos os meandros da história; no entanto, o patriarcado insiste em impor a sua narrativa masculina sobre os fatos. Há mais de duzentos anos que as mulheres lutam para derrubar tal prisma e transformar o mundo em um lugar mais liberto.
Te podría interesar
Dessa maneira, separamos alguns filmes que contam a história de mulheres incríveis que transformaram e seguem transformando o mundo.
Nise - O Coração da Loucura (2016)
Este filme conta a história da psiquiatra Nise da Silveira (Gloria Pires), que propõe um novo tratamento aos pacientes que sofrem de esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e a lobotomia.
O trabalho Nise foi/é revolucionário, pois abriu uma nova forma de olhar e tratar os pacientes a partir das artes e do amor.
Rosa Luxemburgo (1986)
Dirigido por Margarethe von Trotta, esse longa metragem conta a história da revolucionária comunista Rosa Luxemburgo. o longa metragem retrata momentos cruciais da vida Rosa, entre eles, o seu rompimento com a Social-Democracia alemã e a fundação do Partido Comunista Alemão.
Hannah Arendt - Ideias que chocaram o mundo (2013)
Também dirigido por Margarethe von Trotta, o filme acompanha o processo de escrita do livro "Eichmann em Jerusalém", fruto de reflexão da autora sobre o julgamento de Adolf Eichmann, carrasco nazista.
Para Arendt, ao invés de um monstro, Eichmann é "um funcionário medíocre, arrivista incapaz de refletir sobre os seus atos ou de fugir dos clichês burocráticos".
É nesta obra que a filósofa versa sobre a "banalidade do mal" que, para ela, é a maior ameaça às sociedades democráticas.
As sufragistas (2015)
Dirigido por Sarah Gavron, esse drama histórico narra a história do movimento sufragista, considerado um dos momentos mais importantes da luta feminista.
O filme é focado no movimento inglês no início do século XX.
O pessoal é político (2017)
Documentário que narra a ascensão da Segunda Onda Feminista no Brasil, com foco nos anos de 1975 a 1985.
Para assistir, clique aqui.
Libertem Angela Davis (2014)
Esse filme documentário acompanha a campanha internacional de libertação da filósofa e militante do movimento negro estadunidense Angela Davis.
Em 1970, Angela é acusada de organizar a fuga de três prisioneiros negros, que resultou na morte de um juiz. À época, Angela Davis foi considerada pelo governo dos Estados Unidos a mulher "mais perigosa e procurada dos EUA".
Livre Pensar (2019)
Documentário sobre a economista Conceição Tavares, considerada uma das vozes mais contundentes, críticas e originais do pensamento econômico brasileiro.
Para assistir, clique aqui.