Durante discurso em Alagoas, nesta sexta-feira (17), o ex-presidente Lula (PT) mencionou a novela Pantanal, da Rede Globo, para alerta contra o machismo e defender as mulheres. Ele criticou a submissão feminina nos relacionamentos.
“Eu sonho que o mundo só vai ficar justo o dia que a gente não tiver mais no Brasil nenhuma mulher que aceite fazer o papel que a Bruaca faz na novela Pantanal”, declarou.
Ele se referiu à personagem interpretada pela atriz Isabel Teixeira, maltratada pela vida e pelo marido Tenório, protagonizado por Murilo Benício.
“Eu falei pra Janja hoje que, quando for falar de liberdade de mulher, vou falar que as pessoas têm que olhar a Bruaca. Não dá para ser submissa como ela. Mulher tem que levantar o pescoço e falar em igualdade de condições com seu companheiro”, acrescentou Lula.
O ex-presidente ainda aconselhou as mulheres sobre como elas devem se comportar diante dos parceiros: “‘Olha, cara. Eu tô casada com você porque eu gosto. Não tô casada com você por um prato de feijão. Se você pensa que é por isso pode ir embora, porque eu tô casada com você porque eu gosto de você e quero viver com você’”, disse Lula, arrancando aplausos da plateia. O vídeo viralizou rapidamente.
Ao final, Lula comparou seu relacionamento com a esposa, com mais personagens do folhetim. “Eu não sei se vocês assistem à novela Pantanal, mas minha relação com a Janja está igual da Juma e do Jove”.