POLÍTICA

Advogado que humilhou Mari Ferrer recebe R$ 250 mil de deputada bolsonarista

Cláudio Gastão da Rosa Filho, que foi advogado de André Camargo Aranha, defende de graça a parlamentar Caroline Campagnolo

Caroline Campagnolo com o advogado Gastão, que humilhou Mari Ferrer durante julgamentoCréditos: Reprodução/Redes sociais
Escrito en MULHER el

O advogado Cláudio Gastão da Rosa Filho, também conhecido como Gastãozinho, que recebeu R$ 249,8 mil em emenda parlamentar da deputada bolsonarista Caroline Campagnolo (PSL), defendeu o empresário André Aranha, absolvido de acusação de estupro contra Mariana Ferrer.

Em dezembro de 2021, segundo o Metrópoles, Campagnolo repassou o montante para a Fundação Catarinense de Hipismo (FCH), presidida pelo advogado. A deputada fez questão, ainda, de ressaltar que Gastão a defende de graça.

Ele representou a parlamentar, por exemplo, em uma ação que moveu no Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre a ex-orientadora de mestrado dela, a historiadora e professora Marlene de Fáveri.

Gastão ganhou projeção nacional ao humilhar a influenciadora Mariana Ferrer durante audiência sobre o caso de estupro. A defesa de Aranha mostrou fotos sensuais da jovem feitas antes do crime como argumento de que a relação foi consensual. O advogado disse ainda que as imagens eram “ginecológicas” e que “jamais teria uma filha” do “nível” de Mariana.

Em outro momento, o advogado repreendeu o choro de Mariana: “não adianta vir com esse teu choro dissimulado, falso e essa lábia de crocodilo”. Cláudio é um dos advogados mais caros de Santa Catarina e já representou nomes famosos ligados ao bolsonarismo, como Olavo de Carvalho e a ativista Sara Winter.

Caso Mariana Ferrer

André de Camargo Aranha foi acusado de ter estuprado a influenciadora Mariana Ferrer em dezembro de 2018, no beach club Café de La Musique, em Florianópolis. Aranha acabou absolvido no caso.

A vítima chegou a apresentar diversas provas de que o empresário a drogou e estuprou. “Não é nada fácil ter que vir aqui relatar isso. Minha virgindade foi roubada de mim junto com meus sonhos. Fui dopada e estuprada por um estranho em um beach club dito seguro e bem conceituado da cidade”, publicou a jovem naquele ano. O assunto ganhou repercussão internacional.