O produtor de cinema Harvey Weinstein, uma das figuras mais poderosas da indústria cinematográfica de Hollywood, foi condenado nesta segunda-feira (24) por estupro e agressão sexual de mais de 80 mulheres. Contudo, ele foi absolvido de duas acusações de agressão sexual predatória, que poderiam levá-lo à prisão perpétua.
Weinstein será sentenciado em 11 de março e pode enfrentar penas que variam de cinco a 25 anos pela condenação por agressão sexual e 18 meses a quatro anos pela condenação por estupro, de acordo com o site da Hollywood Reporter.
A denúncia contra o produtor veio após mobilização do movimento #MeToo, que expôs diversos casos de abuso e assédio em Hollywood. O julgamento levou seis semanas e os jurados levaram quatro dias para tomar uma decisão. Ao todo, seis mulheres prestaram depoimento de como Weinstein usou por décadas de seu poder e influência para estuprar as vítimas.
Weinstein foi condenado por ato sexual criminoso em primeiro grau por praticar sexo oral à força em Miriam Haley, uma ex-assistente de produção, e por estupro de terceiro grau no caso da atriz Jessica Mann.