PROTESTO

SP: Ato denuncia genocídio contra palestinos e guerras promovidas por EUA e Israel

Manifestação atende a convocatória por ações globais contra ataques liderados pelos dois países

Ato pró-palestina realizado no dia 15 de junho.Créditos: Guilherme Jeronymo/Agência Brasil
Escrito en MOVIMENTOS el

Movimentos populares organizam, nesta sexta-feira (27), em São Paulo, um ato público para denunciar o genocídio contra palestinos e guerras promovidas por Estados Unidos e Israel. A manifestação vai ocorrer às 11 horas, em frente ao Consulado dos EUA na capital paulista. 

Com o grito “EUA-Israel, tirem suas garras da Palestina, Irã e toda a região", o protesto é liderado pelas Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, Alba Movimentos e Frente Palestina SP, juntamente com 50 organizações da sociedade civil brasileira e da comunidade árabe-palestina e islâmica.

O ato atende convocatória por ações globais entre 21 e 28 de junho, feita pela Assembleia Internacional dos Povos (AIP), em meio à agressão israel-estadunidense ao Irã, à continuidade do genocídio em Gaza e limpeza étnica acelerada na Cisjordânia há mais de 20 meses, além de ataques a outros países da região ao longo do período, como Iêmen, Síria e Líbano.

Stephanie Weatherbee, integrante da Assembleia Internacional dos Povos (AIP), alerta que esses ataques não só aumentam o genocídio contra palestinos, mas mergulham a Ásia Ocidental em mais caos e sofrimento

“Interromper esses ataques é essencial para defender a soberania regional, a paz global e a dignidade dos povos que resistem ao imperialismo e à ocupação em todos os lugares do mundo. Por isso, convocamos todas as forças populares e as pessoas que lutam pela paz ao redor do mundo a se mobilizarem pelo fim dos ataques de Estados Unidos e Israel contra os povos do Oriente Médio”.

Além do repúdio a guerras imperialistas-sionistas e massacres na região, a manifestação também visa reforçar a mobilização para que Lula rompa imediatamente relações com o Estado de Israel. A campanha ganhou força a partir de carta aberta articulada pelo movimento BDS (boicote, desinvestimento e sanções), que já conta com mais de 16 mil adesões.

Serviço

  • Ato contra o genocídio palestino e as guerras promovidas por Israel e Estados Unidos;
  • Sexta-feira, 27 de junho, a partir das 11h;
  • Consulado dos EUA, R. Henri Dunant, 500 - Chácara Santo Antônio.

Siga o perfil da Revista Fórum e da jornalista Júlia Motta no Bluesky.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar