INTEGRAÇÃO DOS POVOS

Pepe Mujica, Francia Márquez e outros líderes latino-americanos se reúnem em Foz do Iguaçu

Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos marca a retomada da articulação entre organizações populares

José Pepe Mujica marca presença na Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos.Créditos: Protoplasma K via Flickr/Creative Commons
Escrito en MOVIMENTOS el

Sob o cenário imponente da Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, mais de 1.500 ativistas e líderes de organizações políticas, movimentos populares, sindicatos e partidos políticos se reunirão para a Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos, marcando um momento crucial na retomada da articulação entre as diversas forças populares da região.

Entre as figuras proeminentes presentes no evento, destacam-se a vice-presidenta da Colômbia, Francia Márquez, e o carismático ex-presidente uruguaio, José "Pepe" Mujica.

"Vamos nos reunir com todas as organizações sociais, sindicatos, movimentos estudantis e partidos políticos possíveis para conversar e intercambiar sobre os problemas comuns da 'Nuestra América' e dos caminhos para o futuro. Por cima das diferenças que possamos ter, temos um conjunto de interesses comuns. Aí em Foz do Iguaçu, onde se juntam as fronteiras, vamos juntar a esperança", declara Pepe Mujica sobre o encontro.

A Jornada, que ocorre de 22 a 24 de fevereiro, é organizada por entidades de peso como ALBA Movimientos, Assembleia Internacional dos Povos (AIP), Confederação Sindical das Américas (CSA), Organização Continental Latino-americana e Caribenha de Estudantes (Oclae), Jornada Continental pela Democracia e Contra o Neoliberalismo, além das universidades Unioeste e UNILA.

O evento promete ser um espaço de debate e troca de ideias sobre os desafios enfrentados pela América Latina e o Caribe, bem como sobre os caminhos possíveis para a construção de sociedades mais justas e inclusivas.

Para mais informações sobre a Jornada Latino-americana e Caribenha de Integração dos Povos, os interessados podem acessar o site do evento aqui e acompanhar os perfis nas redes sociais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da ALBA Movimientos, da Assembleia Internacional dos Povos (AIP), da Confederação Sindical das Américas (CSA) e de outras organizações participantes. 

Confira abaixo a programação completa 

Dia 22 de fevereiro, quinta-feira 

9h – Ato de abertura e mística

10h – CONFERÊNCIA: Crise sistêmica do capitalismo e as ameaças à paz e à soberania dos povos

12h – Almoço

14h-17h30 – Mesas de trabalho simultâneas                 

19h – Jantar      

20h-23h- Ato político-cultural “Cuba Vive e Resiste!”

Dia 23 de fevereiro, sexta-feira 

9h – Mística 

8h30 – CONFERÊNCIA: Desafios da integração da América Latina e do Caribe (diálogo com partidos políticos, parlamentos, governos, movimentos)
12h – Almoço

14h-16h – Mesas de trabalho simultâneas

16h-18h – Plenária final e leitura do documento final

18h – Jantar

19h30 – Ato político com autoridades de governos e dirigentes das organizações populares

21h30-23h – Festival Cultural e de Resistência da América Latina e do Caribe

Dia 24 de fevereiro, sábado

Retorno das delegações 

Hora oficial de Brasil, Paraguai e Argentina.

>> Local: Centro de Convenções de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil – Rua Jardim Alegre, esquina com, Av. das Cataratas.