Acontece neste sábado (4), em Belo Horizonte (MG), às 10h na Praça Sete, o 3º ato em defesa da Palestina. Organizado e convocado pelo Comitê Mineiro de Solidariedade ao Povo Palestino, atualmente composto por cerca de 50 entidades entre movimentos sociais, partidos políticos e representantes da sociedade civil, a ação soma-se ao Dia Mundial de Solidariedade ao Povo Palestino que acontecerá neste final de semana em ao menos 13 capitais de todas regiões do Brasil e mais de 100 cidades ao redor do mundo, como Bueno Aires, Washington, Berlin e Paris.
Em Belo Horizonte, a manifestação será a terceira desde o acirramento da ofensiva israelese contra a população palestina iniciada no dia 7 de outubro. De acordo com o departamento de saúde palestino, até está quinta-feira (2), são ao menos 8.796 palestinos mortos, 22.219 feridos e 2.030 desaparecidos. Até o fechamento desta matéria, Israel não havia divulgado informações oficiais sobre o número atual de vítimas israelenses.
Te podría interesar
Entre as bandeiras da campanha do Dia de Solidariedade ao Povo Palestino estão o cessar-fogo imediato contra Gaza, o fim da ocupação de territórios palestinos por Israel e a defesa da autodeterminação palestina. No dia 18 de outubro, a proposta de cessar-fogo apresentada pelo Brasil foi rejeitada em razão do veto dos Estados Unidos no Conselho de Segurança da ONU.
O Dia de Solidariedade ao Povo Palestino é um iniciativa da 3º Conferencia Internacional Dilemas da Humanidade organizada por 11 entidades sociais: UMSA, MST, Socialist Movement Ghana, Abahlali Base Mjondolo, Workers Democratic Way, The People’s Forum, Tricontinental Institute for Social Research, Portere Al Popolo e International People’s Assembly, Alba Movimientos.
Próximas atividades em BH
As reuniões de avaliação e organização das atividades do Comitê Mineiro de Solidadreidade o Povo Palestino acontecem às segunda-feiras na sede do SindRede, na Av. Amazonas, 491, 10º andar, Centro. O próximo encontro está marcado para o dia 6 de novembro. A reunião é aberta a todos.