Movimentos negros tomaram as ruas neste sábado (20) em razão das manifestações pelo Dia da Consciência Negra, data que marca a ocasião da morte de Zumbi dos Palmares. Além de levantar a bandeira antirracista, os movimentos sociais pediram o impeachment do presidente Jair Bolsonaro e ecoaram o lema "Fora Bolsonaro racista".
Os atos foram convocador por Anatorg, Coalizão Negra por Direitos, Convergência Negra, Campanha Nacional Fora Bolsonaro e frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. "A população negra sempre edificou o Brasil! Movimenta a economia, protege a natureza, cuida dos mais velhos e das crianças! Chega de genocídio! O povo negro quer viver! No Dia da Consciência Negra vamos ocupar as ruas de todo país contra o racismo!", disse manifesto divulgado pela Campanha fora Bolsonaro.
O dia de lutas começou com a lavagem da estátua de Zumbi, no Pelourinho, em Salvador. A partir das 7h, movimentos promoveram a 13ª cerimônia de lavagem do monumento. A partir das 13h, foi realizado um ato pelas ruas da capital baiana.
São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife, Belo Horizonte, Brasília, Belém, Florianópolis, Porto Alegre e Campo Grande estão entre as capitais que se mobilizaram neste 20 de novembro entre a manhã e a tarde. Milhares de pessoas tomaram as ruas para gritar contra o racismo, pedir o fim do genocídio do povo negro e defender a derrubada do governo Bolsonaro.