O movimento Somos Democracia, formado por torcidas organizadas antifascistas, marcou para o próximo domingo (21) uma manifestação em Brasília em defesa do impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Caravanas serão mobilizadas de diferentes estados.
"Vamos apresentar nosso repúdio em relação ao governo e pedir ao presidente da Câmara para desengavetar um dos pedidos de impeachment. Esse camarada [Bolsonaro] precisa ser afastado", disse Alex Minduim, presidente da Anatorg (Associação Nacional das Torcidas Organizadas) e um dos líderes do Somos Democracia, em entrevista a Adriano Wilkson, da Folha de S. Paulo.
Além do ato que deve ocorrer na Esplanada dos Ministérios, os manifestantes pretendem se encontrar o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para entregar uma carta em defesa da abertura do processo de impedimento. Segundo levantamento da Agência Pública, já são 33 pedidos de impeachment contra o ex-capitão.
Segundo Minduim, torcedores de 17 estados do Brasil estarão presentes em Brasília no domingo. Caravanas partirão de São Paulo, Goiás e Bahia e alguns se deslocarão de carro ou avião. Em alguns estados também estão previstos atos locais.
Há cerca de um mês, as torcidas organizadas tem marcado presença nas ruas em defesa do fim do governo do presidente Jair Bolsonaro. Os atos, que tem bandeiras antirracistas e antifascistas, fizeram crescer o apoio ao impeachment do ex-capitão.
Na organização do ato estão sendo tomados cuidados para prevenir a contaminação pelo coronavírus. Os ônibus estarão com metade da lotação e caravanas de estados mais distantes do Distrito Federal, como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, foram suspensas.