INDENIZAÇÃO

Globo indeniza Suzane von Richtoffen: entenda por que emissora foi condenada

Condenada a mais de 39 anos por matar os pais de 2002, atualmente Suzane cumpre pena em liberdade

Suzane Von Richthofen, condenada a 39 anos por assassinar os pais.Créditos: Reprodução de Vídeo/TV Record
Escrito en MÍDIA el

A TV Globo foi condenada a pagar uma indenização de R$ 10 mil para Suzane von Richtoffen por ter divulgado um laudo psicológico sigiloso em reportagem do Fantástico. A decisão foi do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). 

A matéria foi ao ar em 2018 e exibia um documento produzido para avaliar se  Suzane poderia cumprir o restante da pena no regime semiaberto. De acordo com o laudo, não havia indícios de periculosidade, mas por outro lado ela manifestava um personalidade manipuladora e agressividade camuflada. Suzane foi condenada a 39 anos e seis meses de prisão em 2002 por ter matado seus pais. 

No processo, a defesa de Suzane apontou que sua liberdade havia sido invadida pela divulgação do laudo. O desembargador do caso, Rui Cascaldi, afirmou que apesar dela ter cometido um crime que entrou para a "história criminal do país", tinha direitos individuais.

“Essa espécie de divulgação, resguardada a liberdade que a imprensa deve ter em um país democrático como o Brasil, transmite a mera informação”, diz um trecho da decisão.

Atualmente, Suzane cumpre pena em regime aberto e tem um filho de um ano. 

A nova atividade profissional de Suzane von Richthofen após deixar prisão

Depois de ter sua pena convertida para o regime aberto, Suzane von Richthofen surpreendeu a web, ao anunciar sua nova atividade profissional. Ela se mudou para Angatuba, no interior de São Paulo, logo que deixou a prisão, no dia 11 de janeiro.

Suzane cumpria 20 anos de prisão, na penitenciária de Tremembé, em São Paulo, dos 39 anos a que foi condenada, por assassinar os pais em 2022, quando foi colocada em liberdade.

Em outubro de 2015, ela já havia conquistado o direito ao regime semiaberto e, por isso, tinha permissão para deixar a cadeia em saídas temporárias.

Suzane abriu um ateliê de costura no Instagram para vender produtos feitos à mão por ela, de acordo com informações da Band.

A página dela se chama “Su Entre Linhas” e já conta com mais de 8 mil seguidores, com apenas três publicações, mostrando chinelos decorados.  

Conforme Ulisses Campbell, autor do livro “Suzane: Assassina e Manipuladora”, a página de Suzane é administrada por Josiely Olberg, irmã de Luciana Olberg, condenada por estuprar duas crianças. Luciana e Suzane se conheceram em Tremembé.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar