O governo brasileiro lançará, no segundo semestre de 2025, uma plataforma de streaming pública, semelhante em seu funcionamento à Netflix. A informação foi divulgada pelo Ministério das Comunicações.
A plataforma recebe o nome de Tela Brasil e o objetivo do governo é promover e democratizar o acesso a produções nacionais.
Te podría interesar
A iniciativa do projeto é da Secretaria do Audiovisual (SAV), ligada ao Ministério da Cultura, junto à Universidade Federal de Alagoas, responsável pela parte tecnológica.
A ideia já vinha sendo debatida internamente desde 2023, e deve ser liberada para o público, de forma gradual, ainda em 2025. A projeção foi feita durante Mostra de Cinema de Tiradentes por Daniela Santana Fernandes, diretora de preservação e difusão audiovisual da SAV.
A plataforma vai oferecer obras licenciadas do governo, como o acervo da Cinemateca Brasileira e Funarte, além de licenças recém-adquiridas de obras contemporâneas.
O ministério havia aberto, no segundo semestre de 2024, editais para obter o direito de transmissão de curtas, médias e longas-metragens, de acordo com informações da Agência Brasil.
Acesso gratuito
O acesso ao Tela Brasil será gratuito e o conteúdo deverá ser apresentado em escolas. Para isso, a lei 13.006/2024 determina a exibição de filmes de produção nacional como componente curricular. Ou seja, os colégios deverão exibir mensalmente para os alunos no mínimo duas horas.
O ministério informou que investiu R$ 4,2 milhões para licenciar mais de 400 obras audiovisuais. A plataforma contará com produções “em diferentes linguagens, formatos e estéticas”.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.